CNDL Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas pede a lojas que reduzam crédito




A orientação é cautela para empréstimos. Pela primeira vez, a CNDL Confederaçã(o Nacional de Dirigentes Lojistas) divulgou nota em que orienta seus 800 mil associados a não conceder crédito além da capacidade do consumidor em honrar o débito. O alerta é do presidente do órgão Roque Pellizzaro Junior.




"A inadimplência está de tal forma que acendeu uma luz amarela. E, para o comerciante, só existe uma coisa pior do que não vender, que é vender e não receber pela venda", disse Junior. Em abril, a inadimplência do consumidor registrou alta de 3,5% ante igual mês de 2010.




O balanço é do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). O resultado decorre do encarecimento dos financiamentos devido às frequentes elevações da Selic (taxa básica de juros) e da pressão que exerce sobre o consumidor, mas de forma menos expressiva nas empresas.




Fatores que contribuem para a alta das dívidas no ano, que somaram 2,24% até o mês passado. Conforme o porta-voz, não há necessidade de o lojista abrir a torneira do crédito. Exemplo foi o Dia das Mães. As vendas superaram as expectativas do CNDL. Indicativo de que ainda há disposição elevada entre os compradores.

Fonte: Endividado.com