Notícia da Câmara de Montenegro 25/5/2011



Câmara vota quinta projeto com pacote de obras para 2011


Os Vereadores estarão votando quinta-feira (26), o projeto de lei 070/11, do Executivo, que o autoriza a incluir ações no Plano Plurianual 2010-2013, excluir e incluir ações na Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO 2011) e ainda abrir crédito especial. A matéria, votada em regime de urgência, permite legalmente que a Prefeitura possa realizar várias obras com recursos do Governo Federal, com contrapartida do Município.

Em plenário, os vereadores irão analisar o conteúdo e a parte legal. Caso aprovado, cabe à Prefeitura executar as doze obras. Na CGP, um dos pontos levantados foi quanto à importância de não se gerar falsas expectativas, pois até as obras realmente acontecerem é necessário cumprir várias etapas. Presente terça-feira (24), o Secretário de Gestão e Planejamento Paulo Zang garantiu que o Executivo montou uma espécie de força-tarefa para cumprir o prazo estipulado pela Caixa Econômica Federal. Os trâmites precisam estar concluídos até 30 de junho, para que sejam iniciadas as obras previstas no cronograma.

Dentre as propostas consta a revitalização do Balneário Municipal Afonso Kunrath, o Baixio, com recursos do Ministério do Turismo, a construção do Ginásio do Bairro Ferroviário (Ministério do Esporte), pavimentação da Estrada Antonio Inácio de Oliveira Filho (Ministério do Turismo) e o capeamento da Rua Capitão Cruz (Ministério das Cidades).

Também prevista a construção de quatro quadras de Esporte: em Alfama, no Bairro Aeroclube, na EMEF José Pedro Steigleder e no Bairro São Pedro/Timbaúva (Ministério do Esporte). Ainda a construção do CRAS no Bairro Municipal (Fundo Nacional de Assistência Social) e de ginásio no Bairro São João (Ministério do Esporte), bem como a iluminação da Rua Ramiro Barcelos (Ministério das Cidades).

A construção da quadra no Bairro São Pedro provocou a maior discussão. Para que ocorra, a Prefeitura está propondo a retirada do campo de areia. Na opinião dos Vereadores Roberto Braatz (PDT) e Marcos Gehlen (PT), a medida é contrária aos interesses da comunidade. Sugeriram que fosse construída no mesmo local onde a quadra se localiza atualmente. Os técnicos da Prefeitura se comprometeram em levar a proposta ao prefeito Percival de Oliveira (PMDB). Caso concorde, deverão alterar o projeto e encaminhá-lo para a Caixa Econômica Federal analisar sua viabilidade

Conforme o Presidente da Câmara, Vereador Ari Müller (PDT) a matéria tramita em regime de Urgência, e precisa ser votada. Entrou na Câmara apenas dia 19 de maio, e para que o Município não perca estas verbas estamos fazendo a nossa parte, finaliza o Presidente.