Aberta a Safra de Citros de Montenegro RS 2011

Aberta, oficialmente, a Safra de Citros 2011   
 
Evento ocorreu na localidade de Faxinal

“Este é um momento ímpar, onde valorizamos e destacamos aquele que é o nosso maior bem, a citricultura”. Foi exaltando a força do produtor de citros que o prefeito em exercício, Marcos Griebeler, oficializou a abertura da Safra de Citros 2011. Está é a 12ª edição do evento e a estimativa para esse ano é de que sejam colhidas 48 mil toneladas de bergamota, em Montenegro. São 800 produtores envolvidos na atividade, em uma área de aproximadamente 1.800 hectares. A abertura foi realizada na propriedade do casal Erci e Elizabete Kerber, em Faxinal. A citricultora informou que a propriedade possui 13 hectares, onde são produzidas bergamotas das espécies Caí, Pareci e Montenegrina. “Trabalhamos com citros há 18 anos e podemos dizer que somos citricultores com orgulho”, afirmou Elizabete.

Diversas autoridades estiveram presentes. O diretor técnico da EMATER/RS, Gervásio Paulus, destacou que a produção de citros é extremamente relevante para a região. “A fruticultura, particularmente a citricultura, tem um peso muito grande. Este ano a previsão era de estiagem, mas felizmente a safra será boa”, salientou. Em seu discurso, o representante da Câmara Regional de Citricultura do Vale do Caí, Derli Bonine, destacou o fato de a região ser dominada pela citricultura familiar e a importância que o Vale tem no ramo da citricultura. “O Vale do Caí é responsável por 2/3 da produção de bergamota que é o carro-chefe das exportações”, afirmou Bonine. Representando a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, o presidente da Ceasa, Lotário Vier, informou que a região do Vale do Caí é a que mais abastece a central com citros. “Tudo é produzido predominantemente pela agricultura familiar. Nosso grande desafio é auxiliar na organização da venda dos citros. Queremos a participação do citricultor e evitar os atravessadores na venda”, salientou.

Paulo Lipp João, representando a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, parabenizou a Prefeitura por manter o evento que valoriza Montenegro e região. Segundo ele, o trabalho dos citricultores é um orgulho para a Secretaria, que vem buscando a inclusão da laranja e da bergamota na Garantia de Preço do agricultor familiar, política que garante o preço médio no caso venda por preço inferior ao fixado. “Além disso, a Secretaria está começando um trabalho que visa proibir a entrada de frutas no mercado, nessa época, principalmente as vindas do hemisfério norte. O objetivo é evitar a concorrência com as frutas que são produzidas aqui”, destacou.

O prefeito em exercício, Marcos Griebeler, destacou o trabalho dos produtores rurais. “O produtor tem investido em tecnologia, o que nos dá muito orgulho. Também temos incentivado a produção através de programas de adubo, estocamento e com a distribuição da brita estrela, para melhoria das estradas”, informou. Segundo Marcos, o município é o maior produtor de frutas cítricas de mesa do Estado, fato que contribuiu para o desenvolvimento econômico. “A safra tem sido um ícone do município”, salientou. Ele também ressaltou os trabalhos realizados pelas secretarias municipais com o objetivo de melhorar a qualidade de vida no meio rural, como investimentos na área de educação, implantação de postos de saúde e o trabalho da Secretaria de Viação e Serviços Urbanos na manutenção das estradas afetadas pelas fortes enxurradas dos últimos meses. Marcos também informou que a produção primária do município em 2009, somou R$ 74 milhões em valor adicionado.

Em seguida, as autoridades presentes realizaram a colheita simbólica de bergamotas, dando início à safra de citros. Logo após, os convidados do evento degustaram um café colonial, com pratos à base de citros, preparado pelos Grupos Organizados do Lar (GOL) e pela OASE de Campo do Meio.