Vigilância em Saúde em Montenegro

Workshop debate questões de vigilância em saúde
 

Vice-prefeito realizou discurso, em evento reuniu profissionais de diversas áreas
 
Ocorreu na tarde de hoje (19), o workshop Vigilância de Base Territorial e Intersetorialidade como Possibilidade de Novas Práticas e Modelos de Assistenciais no Nível Local. A atividade é promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Vigilância em Saúde e aconteceu no Campus da Unisc, em Montenegro. A exposição teve como objetivo contribuir para a promoção do diálogo intersetorial em tema, criando um espaço de interlocução entre as áreas da gestão, vigilâncias, secretarias, organizações governamentais ou não, centros acadêmicos, etc.
 
O evento começou com o discurso de abertura da coordenadora da UNISC Montenegro, Marilei Schneider, que apresentou a universidade e destacou a importância da pesquisa e do incentivo à educação. Em seguida, a secretária Municipal da Saúde, Ana Maria Rodrigues, agradeceu a presença de todos e ressaltou o estímulo ao reconhecimento dos profissionais locais, destacando que o trabalho representou o município e o Vale do Caí.
 
A coordenadora técnica do encontro, Silvana Schons, apresentou seu trabalho com uma exposição dialogada, na qual os participantes puderam questionar e esclarecer dúvidas sobre saúde e vigilância. Também foi apresentado o método de realização de seu trabalho de pesquisa, além do conceito de vigilância, suas divisões e as novas regras para gestão. Logo após, a secretária da Saúde, Ana Maria Rodrigues, apresentou a palestra A Intersetorialidade como Dinamizadora das Ações em Saúde. No final, os presentes participaram de um debate.
 
O vice-prefeito Marcos Griebeler aprovou a iniciativa do trabalho, destacando o fortalecimento da vigilância em saúde preventiva e os aspectos de territorialidade e prevenção. É um trabalho extremamente interessante. Embora tenha muitos problemas a serem enfrentados, trata-se de um sistema interessante que deve ser valorizado. Mas o agente não pode trabalhar sozinho, a comunidade também precisa auxiliar, destaca Marcos.