PROTESTO DOS INTEGRADOS DA DOUX FRANGOSUL MONTENEGRO




Integrados protestam dia 19 e Câmara forma comissão de acompanhamento








Paralisação dia 19 nas unidades da Doux Frangosul de Montenegro, Nova Bassano e Passo Fundo, nas quais produtores chamados de integrados, porque criam frangos em integração com a empresa, não vêm recebendo pagamento há aproximadamente seis meses. Escolha de comissão para acompanhar a busca de solução para o problema, composta por representantes de Prefeituras, dos integrados, Sindicato Rurais, da Alimentação e Vereadores. Resultados do encontro que lotou o plenário da Câmara de Montenegro na manhã de segunda (11), atendendo Requerimento de Roberto Braatz (PDT), apoiado pelos demais Vereadores.
    Na abertura, o Presidente da Câmara de Montenegro, Vereador Ari Müller (PDT) observou que a cada dia vem aumentando o clamor dos produtores de frango com o atraso dos pagamentos, principal atividade econômica para muitos deles. Cátia Schu, presidente da Associação de Criadores de Aves e Suínos, alertou que a situação é muito grave. Os integrados já não têm mais como trabalhar. O desânimo é muito grande, alguns estão a ponto de se suicidar.
    Deram depoimentos ainda representantes de municípios que têm integrados. Pronunciadas frases como estão praticando estelionato com os criadores de frango, para justificar adoção de medidas mais drásticas. Um dos presentes chegou a dizer que a empresa estaria trabalhando a todo vapor, mas perguntou: “onde está indo o dinheiro?, respondendo que para algum lugar, menos para os produtores.
    Também foi dito que a busca de solução caberia ao Governador do Estado e a própria empresa. Um dos integrados se destacava na reunião por estar carregando no peito cartaz com uma frase resumindo o anseio do grupo: Só queremos o nosso dinheiro!.



 Participantes da reunião

   
Representantes das Prefeituras de Montenegro, Nova Bassano, Pontão, Paverama, Nova Roma do Sul, Brochier, São José do Sul, Itapuca, Pareci Novo, Bom Princípio, São Pedro da Serra, Salvador do Sul, Poço das Antas, Harmonia, Passo da Serra, Carlos Barbosa; Associação dos Criadores de Aves e Suínos; Sindicato dos Trabalhadores na Alimentação; Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Montenegro; Sindicato Rural de Montenegro; Assembleia Legislativa; Câmara de Vereadores de Montenegro, Capela de Santana, Tupandi, Nova Roma do Sul, Salvador do Sul; Lagoa dos Três Cantos, Ilópolis, além de diversos produtores integrados.