Programa Pelo Direito de Ser Criança - Montenegro - Rs

EMEI José Flores Cruz ganha prêmio estadual
 

Crianças aprendem importância da educação fiscal
 
A Escola Municipal de Educação Infantil José Flores Cruz, recebeu o primeiro lugar na categorial Ensino Infantil no Prêmio Construindo a Nação, promovido pela CNI e realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI-RS), integrante do Sistema FIERGS, em parceria com o Instituto da Cidadania Brasil. A EMEI recebeu conquistou a premiação graças ao projeto “Conhecer é Preciso”, que consiste no desenvolvimento de atividades com o intuito de conscientizar a comunidade para a importância de pedir a nota fiscal no ato da compra.
 
O Prêmio Construindo a Nação tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de projetos de cidadania com a participação de alunos da rede pública e privada. A proposta é torná-los protagonistas de ações voltadas às necessidades das comunidades no entorno de suas escolas. A cerimônia de entrega do prêmio será amanhã (26), às 15 horas, na sede da FIERGS, em Porto Alegre.

Conheça o projeto:
 
Desde o ano de 2007, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) promove aos educadores do município o Curso de Disseminadores da Educação Fiscal e o Curso de Metodologia de Projetos. Uma vez ao mês, um grupo de professores participa do grupo de estudos da Educação Fiscal, encontro no qual são discutidas atividades que podem ser desenvolvidas a partir do tema com educandos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e até mesmo com detentos da Penitenciária local.
 
Aproveitando os conhecimentos adquiridos e visando a conscientização da comunidade escolar sobre os recursos gerados através do recolhimento de tributos e a importância da nota fiscal, a Escola Municipal de Educação Infantil Dr. José Flores Cruz criou o projeto “Educação Fiscal Conhecer é Preciso”.
 
A iniciativa propôs inúmeras ações. Quanto à formação pessoal, as crianças refletiram sobre direitos e deveres como cidadãos, ouviram histórias de solidariedade e respeito, e aprenderam a aceitar as diferenças entre os colegas. No campo da matemática, os educandos construíram um gráfico relacionado à contagem de notas fiscais, compararam valores de notas de dinheiro e brincaram com blocos lógicos. Na área de linguagem oral e escrita, os pequenos estudantes escolheram nomes para as turmas, como “Peraltinhas Fiscais”, “Notinha na Mão” e “Gugu Dadá Notinhas”, montaram cartazes, discutiram sobre a nota fiscal e dramatizaram a música “A Loja do Seu Zé”.
 
Os alunos da educação infantil ainda produziram imãs, paródias, desenhos e máscaras, arrecadaram notas fiscais, participaram de gincanas, palestras, teatros e realizaram uma educativa caminhada pelo bairro Aeroclube divulgando o projeto, entre tantas outras atividades.
 
Os pais dos estudantes participaram de forma ativa, respondendo a um questionário: Já ouviu falar em Educação Fiscal? Você costuma pedir nota fiscal? O que faz com a nota fiscal?
 
Os resultados do projeto e as suas variadas, educativas e interativas ações foram enviados à SMEC e à Escola de Administração Fazendária
 
 

 
Escola montenegrina recebe prêmio em São Paulo
 

Rosângela Moreira (direita) recebe premiação em São Paulo
 
A Escola Municipal Carlos Frederico Schubert, da localidade de Faxinal, participou do Programa Pelo Direito de Ser Criança promovido pela Unilever através da marca OMO. A escola foi a primeira colocada na categoria Melhores Práticas do Aprendizado pela Experiência, na premiação que ocorreu na última quarta-feira (20), em São Paulo. Foram mais de 4 mil escolas inscritas, de 895 municípios.
 
A escola foi representada pela diretora Rosângela Beatriz de Mello Moreira, acompanhada da coordenadora pedagógica das escolas rurais, Ruti Kniest Dallegrave, e da diretora municipal de Educação, Claudete Heberle. A diretora destacou o trabalho realizado pela escola e pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC). A cada novo concurso que aparece, a equipe da Secretaria busca uma forma de nos incentivar a participar. É muito gratificante poder mostrar para todos o reconhecimento do nosso trabalho afirma Rosângela.
 
Além de ser premiada com uma placa, a instituição também irá receber um parque modular desenvolvido pela OMO, que busca potencializar a criatividade e autonomia das crianças. A escola também poderá escolher outra instituição da cidade para receber um igual. Segundo a diretora, será realizada uma reunião entre os professores e cada um vai indicar uma escola. Durante a reunião de diretores, será apresentada a proposta e, possivelmente, sorteada a outra contemplada.
 
O secretário municipal de Educação e Cultura, Renato Kranz, salientou a importância da premiação para o município. O prêmio representa o reconhecimento do trabalho realizado nas escolas montenegrinas e só engrandece a educação da nossa cidade, salienta Renato.
 
A Unilever iniciou o projeto em 2008, abrangendo apenas escolas de São Paulo, com o objetivo de colocar em prática a teoria de atenção ao desenvolvimento infantil que já vinha praticando. No ano passado, o prêmio foi estendido para todo o território nacional. O programa premia escolas públicas e privadas de Educação Infantil e Fundamental I de todo o país, que possuem as melhores práticas do brincar e do aprender pela experiência no processo de desenvolvimento infantil.