Municípios poderão receber recursos para a reconstrução de estradas, pontes e galerias


Prefeitos estiveram reunidos com o vice-governador Beto Grill
Os municípios que decretaram situação de emergência em virtude das fortes chuvas do último final de semana poderão receber recursos do DNIT para a reconstrução de estradas, pontes e galerias. A informação foi divulgada durante ontem a tarde (27), em Porto Alegre, durante reuniões com representantes do Governo do Estado e os prefeitos Percival de Oliveira (Montenegro), Darci Lauermann (São Sebastião do Caí) e Silvio Specht (Harmonia). Os recursos, na ordem de R$ 25 milhões, serão divididos em duas etapas, entre os municípios que decretaram emergência. Oito municípios do Vale do Caí, está incluindo nesta primeira etapa.

A tarde, os prefeitos estiveram reunidos com o vice-governador Beto Grill. Na ocasião, eles apresentaram um relato a respeito da situação na região. De acordo com o prefeito de São Sebastião do Caí, Darci Lauermann, oito municípios da região decretaram Estado de Emergência, sendo Montenegro, São Sebastião do Caí, Pareci, Portão, Ivoti, Bom Princípio, Capela de Santana e Harmonia. "Os demais municípios das imediações já estão providenciando Notificação Preliminar de Desastre (Nopred) e, em breve, deverão também decretar emergência", afirmou.

Beto Grill garantiu aos prefeitos que o Governo está empenhado na busca de novas alternativas. Para o vice-governador, é essencial que seja repensada a estrutura da Defesa Civil e a forma de auxílio aos municípios. "O núcleo de gestão do Governo vem discutindo as alternativas para essa reformulação, no sentido de agilizar o atendimento às comunidades necessitadas", disse.

No Vale do Caí, os principais danos foram ocasionados pela forte enxurrada, que atingiu principalmente a região rural, e pelos vendavais. "Somente em Montenegro, a estimativa das perdas ultrapassa R$ 13 milhões", garantiu o prefeito Percival de Oliveira. A exemplo do que ocorreu com as localidades afetadas pela estiagem no início do ano, a Defesa Civil estadual está auxiliando as cidades atingidas na elaboração da documentação necessária.