INFORMATIVO GERAL DA DIOCESE DE MONTENEGRO 19/4/2011

 
SANTAS MISSÕES POPULARES SERÃO UM MARCO PARA A DIOCESE

Um tempo forte de evangelização: assim podemos resumir as Santas Missões Populares, instrumento pelo qual a Diocese de Montenegro quer chamar a comunidade de volta à prática da fé, da esperança e da caridade.
As Missões já começaram na Diocese, mas o lançamento oficial será na Quarta-feira Santa, dia 20 de abril, na Missa do Crisma, realiza na Catedral São João Batista, em Montenegro. Na celebração, que inicia às 19 horas, todas as paróquias receberão dois símbolos das Santas Missões Populares: a vela e a capelinha missionária.
Para o bispo de Montenegro, Dom Paulo De Conto, será um novo Pentecostes. A expectativa é reunir mais de 10 mil missionários, que visitarão, em 2012, casas, escolas, asilos, hospitais, indústrias e empresas dos 32 municípios que compõem a Diocese de Montenegro.
Na entrevista a seguir, Dom Paulo afirma que as Santas Missões Populares serão um marco para a conscientização do povo, que deve viver com mais profundidade a sua fé, sendo testemunhas do amor de Jesus Cristo.





O que são as Santas Missões Populares?


Dom Paulo De Conto: Um meio de evangelização. São santas porque são de Jesus Cristo, o santo, o consagrado, o ungido pelo Espírito Santo. São missões porque compreendem tempo de andar, anunciar, testemunhar o Batismo e a experiência de Deus vivida em comunhão. São populares porque são feitas pelo povo, com o povo e para o povo, a partir de seus anseios.

Por que realizar as Santas Missões Populares na Diocese de Montenegro?
Dom Paulo: Ser Igreja é estar em movimento. O traje da primeira comunhão não serve mais.  A formação e a prática da religião são para a vida toda. Santas Missões Populares representam um novo despertar, um novo Pentecostes e visam atingir todas as pessoas da Diocese de Montenegro. As Santas Missões querem conscientizar o povo para que viva com mais profundidade e testemunhe sua fé.

Quando será realizada esta mobilização?
Dom Paulo: Sempre estamos em missão. A conscientização das Santas Missões Populares acontece desde 2010. Caracterizou-se como um namoro. Pela frente, teremos pré-missão, missão e pós-missão. Até o final de 2012 estaremos vivendo, em todas as comunidades da Diocese, este expressivo meio de evangelização.  

Quando começa a pré-missão?
Dom Paulo: Desde já as paróquias estão se mobilizando. A pré-missão é o tempo do despertar, de anunciar a esperança, o amor, o perdão... é o tempo de convidar, de envolver, de rezar, de estudar. É acordar o maior número possível de pessoas. Na quarta-feira Santa, às 19 horas, na Catedral Diocesana acontecerá o lançamento oficial com a participação de todos os padres, religiosos (as), seminaristas, conselhos paroquiais, coordenações das Comissões Missionárias Paroquiais (Comipas) e povo em geral.
  
Como ocorrerão as Semanas Missionárias?
Dom Paulo: É o período também chamado de tempo de saborear. A finalidade é saborear a beleza do evangelho e da vida da comunidade através de iniciativas práticas. É na semana missionária que se realizam propriamente ditas as Santas Missões. É um retiro espiritual ao alcance de todas as pessoas. É ocasião de celebração, visitação, acolhida, perdão, reconciliação. Milhares de missionários e missionárias serão mobilizados para visitar e abençoar todas as casas, escolas, hospitais, indústrias, comércio, entre outros.    

O que acontece na pré-missão?
Dom Paulo: A finalidade é captar e aprofundar os apelos que surgiram na pré-missão e na semana missionária; é acolher novas pessoas para integrar a caminhada; é orientar e articular valores, carismas, dons, ministérios que foram aparecendo. É tempo especial de dar continuidade na articulação dos conselhos pastorais, prosseguir com a pastoral da visitação e da acolhida, valorizar a participação na comunidade e fortalecer os grupos de famílias.

Quem atuará nas Santas Missões Populares?
Dom Paulo: A Diocese conta com grupo expressivo que forma a Comissão Missionária Diocesana (Comidi). Por sua vez as paróquias estão se organizando com as Comissões Missionárias Paroquiais (Comipas), formadas pelos padres, religiosas, religiosos e todos os missionários leigos dispostos a abraçar esta missão tão sublime. Serão milhares de pessoas evangelizando.

Que objetivo se espera atingir após esta mobilização?
Dom Paulo: Espera-se maior conscientização da prática cristã e a responsabilidade de todos, vivenciando o mandato de Jesus: Amai-vos uns aos outros. Na prática do amor, espera-se maior profundidade na Fé, na Esperança e na Caridade. Faço votos de que todos se conscientizem da importância do evangelho, de sermos testemunhos de Jesus Cristo. Que todos se sintam enviados como missionários para levar paz e amor. Certamente as Santas Missões Populares serão um marco para a Diocese de Montenegro.


ENTENDA O QUE SÃO AS SANTAS MISSÕES POPULARES
Por Pe. Rafael Luís Groth - Vice- Coordenador de Pastoral de Montenegro




1 . Um breve histórico
A missão da Igreja é evangelizar, a partir do mandato recebido de Jesus Cristo: Ide por todo mundo, a todos pregai o Evangelho.Ide...pregai...  Sim, é uma ordem, não um mero pedido! Ora, evangelizar vem da palavra Evangelho, que significa boa nova, alegre notícia, que deve ser testemunhada e anunciada pelo mundo afora. Procurando ser fiel ao mandato recebido de Jesus Cristo, a Igreja, ao longo dos séculos sempre buscou cumprir esta sua missão.
Já nos reportando ao nosso tempo, recentemente, a palavra missão voltou a soar forte no anúncio da Igreja. Todos estamos lembrados do ano de 2007, em maio, quando o Papa Bento XVI visitou nosso país. Não foi uma visita por acaso. Naquela ocasião, acontecia em Aparecida, estado de São Paulo, a V Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e Caribenho.
Tornando mais fácil: muitos dos bispos do nosso continente, teólogos, entre outros, estavam reunidos em Aparecida para refletir o caminho da Igreja nestas terras, bem como para apontar rumos a seguir. Desta Conferência surgiu um documento: o Documento de Aparecida que traz em si as conclusões deste grande acontecimento. De momento, apontaria duas grandes conclusões que nos ajudam a entender os rumos da Igreja pelo menos nesta década: 1º. Missão Continental, mostrando a necessidade de sermos uma igreja missionária neste continente; 2º. Discípulos Missionários, termo que aparece para definir o rosto dos cristãos de nosso tempo: primeiro temos que ser discípulos de Jesus Cristo para, a partir disto, nos tornarmos missionários Dele. Discípulos Missionários são como que dois lados da mesma moeda, estão intimamente interligados! O cristão de hoje é (ou deve ser!) um discípulo missionário!

2. A Missão Continental na Diocese de Montenegro

Olhamos agora para o nosso tempo e para o nosso chão. Se a Igreja de nosso continente, a partir da Conferência de Aparecida, optou por uma Missão Continental, nos perguntamos: Como ela acontece na Diocese de Montenegro?
A Igreja do Brasil abraçou o desafio da Missão Continental. Muitas dioceses estão se mobilizando em torno disso. A Diocese de Montenegro não quis ficar de fora. A Missão, mesmo sendo continental, acontece no local. Para esta Missão acontecer, resolvemos escolher um instrumento que nos ajude: Santas Missões Populares. Por isso, não virão missionários de fora. O próprio povo é quem atua neste formato de Missão, testemunhando a alegria de ter encontrado Jesus Cristo em sua vida. Uma grande mobilização está acontecendo na região de nossa Diocese, que abrange 32 municípios. Muitos passos estão sendo dados. Elenco alguns, recordando inclusive, o que já aconteceu:
- Em 200,9 os padres da Diocese começam a abordar o tema e a importância da Missão;
- Em 2010, é convidado o padre Luís Mosconi, que trabalha com o tema em todo Brasil, para falar aos padres e ao povo da Diocese, mostrando a beleza e, ao mesmo tempo, a necessidade das Santas Missões Populares. Mais de mil pessoas se entusiasmaram com a causa da Missão nesta ocasião, num encontro ocorrido na Catedral de Montenegro;
- Ainda em 2010, ocorre a decisão por realizarmos Santas Missões Populares na Diocese. Na segunda metade do ano, é formada a Comissão Missionária Diocesana (Comidi), composta por padres, religiosos(as), leigos e um seminarista. Esta Comissão tem por tarefa pensar e organizar a maneira como acontecerão Santas Missões Populares na Diocese.
- De 2010 para 2011, foram formadas as Comissões Missionárias Paroquiais (Comipas). Tais comissões vão pensar e organizar as Santas Missões Populares no território da sua paróquia. Todas as Comipas terão, neste primeiro semestre de 2011, um retiro e um curso de formação em datas distintas para um maior contato com o projeto das Santas Missões Populares.
- Em 2011, segundo semestre, serão realizados retiros por áreas pastorais, que na Diocese de Montenegro são cinco: Bom Princípio, Estrela, Montenegro, Salvador do Sul e São Sebastião do Caí. Estes retiros reunirão todas as Comipas das paróquias que compõe a área.
- Para 2012, está programado um grande retiro diocesano, que visa reunir todas as Comipas da Diocese, bem como todo povo católico. Acontecerá em Estrela, dia 18 de março. Após este retiro, os missionários são enviados em missão!

3. O lugar de chegada das Santas Missões Populares

A Missão é permanente. Por isso não se fala em encerramento da missão, em linha de chegada, em término da Missão. Mas há sim uma meta, um foco a ser atingido pelas Santas Missões Populares. Além de testemunhar a alegria de sermos discípulos missionários de Jesus, na Diocese de Montenegro as Santas Missões Populares nos conduzem para as grandes Semanas Missionárias. Estas acontecem em 2012, por paróquias, numa data a ser marcada após a Páscoa até a Festa de Cristo Rei, que ocorre em novembro.
A Semana Missionária na paróquia visa refletir grandes temas da vida da Igreja, buscando uma conversão pastoral. Por que conversão pastoral? Porque muitas de nossas estruturas de Igreja já não favorecem mais a transmissão da fé e, por isto, devem também passar por um processo de conversão. Por exemplo: observando a caminhada da catequese na vida da igreja, percebe-se que ela nem sempre dá os frutos esperados. Então, do jeito como está, não favorece mais a transmissão da fé. Logo, deve passar por um processo de conversão, já que é uma estrutura da Igreja que não alcança em grau satisfatório seus fins previstos.
Portanto, as Semanas Missionárias nas paróquias devem ser um grande impulso, uma sacudida na vida dos cristãos para abraçarmos com mais vigor a fé que recebemos e a testemunhemos com mais convicção. A Missão é algo que está em nós. Não podemos negá-la. Nós não fazemos Missão, nós somos Missão! E junto com o apóstolo Paulo, cheios de santo temor afirmamos: “Ai de mim, se eu não evangelizar”. A alegria de ser discípulo missionário é tão grande que não pode ficar apenas dentro de nós: por isso, Santas Missões Populares na Diocese de Montenegro são bem-vindas! E em uníssono proclamamos a Vida que Jesus veio trazer a todos: Eis que eu vou proclamar Tua vida!