FRAUDE em ações de marketing do Banrisul

 Justiça aceita denúncia e suspeitos da fraude em ações de marketing do Banrisul viram réus

Vara Criminal da Capital também derrubou o segredo de Justiça do processo

A 6ª Vara Criminal de Porto Alegre decidiu nesta quinta-feira que os 25 denunciados pelo Ministério Público supostamente envolvidos na fraude em ações de marketing do Banrisul responderão a processo crime.

O MP havia feito na última a terça-feira a denúncia pelos crimes de formação de quadrilha, peculato, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e corrupção passiva. Os réus têm 10 dias para apresentarem defesa.

A pedido do Ministério Público, a Justiça também retirou o segredo de Justiça do processo. Conforme a decisão, a aplicação do segredo é se justifica somente na fase investigatória.
Com a finalidade de possibilitar seu andamento e a integridade dos dados apurados, dando ao Estado a oportunidade de cumprir seu papel de garantidor da ordem social, e quando evidente necessidade de resguardar a privacidade da vítima e/ou das partes envolvidas, quando em pauta estão os interesses privados em preponderância ao público, afirma a nota divulgada pelo Tribunal de Justiça.

A denúncia aceita pela Justiça tem 375 páginas. A investigação teve início a partir de informações de que ações de marketing do Banrisul, contratadas junto a agências publicitárias, teriam sido superfaturadas via empresas terceirizadas.

O processo, com a lista dos réus, está disponível no site do Tribunal de  Justiça. Os nomes podem ser conferidos no blog da colunista Rosane de Oliveira.

Entenda o caso

A Operação Mercari foi deflagrada em setembro do ano passado. A investigação verificou suspeitas de fraude em ações publicitárias do Banrisul. De acordo com cálculo inicial da Polícia Federal, cerca de R$ 10 milhões foram desviados na fraude. Pelo menos quatro pessoas foram presas, e uma quantia em dinheiro equivalente a R$ 3,4 milhões foi apreendida à época da operação.
FONTE: ZERO HORA