Fórum Permanenete em Defesa da Água Pública de Montenegro

 

 

 

Fórum Permanenete em Defesa da Água Pública da Cidade de Montenegro lança Manifesto .

                                  Manifesto


Motivados pela surpreende decisão do Executivo Municipal que anuncia sua intenção de privatizar o serviço de saneamento do município de Montenegro, o Fórum Permanente em Defesa da Água Publica declara:
- Nada obriga o executivo municipal a privatizar o saneamento na cidade de Montenegro, está é uma decisão unilateral da administração cujo objetivo central não é o interesse da população e sim favorecer alguma empresa privada;
- Não existe nenhum município no estado do Rio Grande do Sul onde o sistema de abastecimento seja operado por uma empresa privada, os serviços são públicos, prestados por companhias municipais ou pela Corsan;
- A experiência de privatização da água em países como Argentina, Chile e Bolívia foi uma verdadeira catástrofe, ocorreram aumentos abusivos das tarifas e não cumprimento das melhorias anunciadas. Além disso, devido ao alto custo das tarifas, grande parte da população mais humilde não teve mais acesso à água potável.
- No Brasil, temos o exemplo da privatização do sistema de abastecimento de Manaus onde resultado foi desastroso, com um grande aumento das tarifas. O site anovademocracia.com.br publicou texto o esbulho da água em Manaus, onde afirma que a população da cidade paga tarifas superiores aquelas cobradas em Roma capital Italiana.
- A decisão de privatizar o sistema de abastecimento deve ser acompanhada de uma longa discussão com a comunidade, com a devida transparência, debatendo de um lado a proposta pública e de outra a da empresa privada. Qualquer tentativa de privatizar a água, sem debate é maracutaia.
- Entendemos que água não é mercadoria e sim, um direito do cidadão, que deve ter acesso a quantidade necessária para sua necessidades pagando um preço justo.
Por fim conclamamos a população de Montenegro para o debate, não aceitaremos que o sistema de abastecimento da cidade seja entrega a um grupo privado que visa apenas o lucro das tarifas.
A água não pode ser entendida com mercadoria pois através dela que é distribuída saúde a população.
Assinam : Sindiágua, Várias Lideranças Sindicais, Movimentos comunitários e Igrejas.
Fonte:  http://info-ambiental.blogspot.com