Educação para o Século XXI.

 
 
 
As pessoas buscam workshops, cursos de formação, terapia e coaching. As empresas procuram treinar seus funcionários para poderem contribuir com os negócios, ajudando a empresa a prosperar no mercado. Em comum, todos são, no fundo no fundo, processos de aprendizagem.
É muito proveitoso as pessoas, na sua vida pessoal e profissional, aprenderem a aprender. Assim, elas podem apreender e se apropriar daquilo que se propuseram a aprender. Este artigo é uma leitura pessoal dos quatro pilares de aprendizagem, como descritos por Jacques Delors, em um relatório para o comitê da UNESCO que responde por estudos sobre a Educação para o Século XXI.
Sua obra agora está documentada no livro Educação: Um Tesouro a Descobrir (1999). Ele dedica um capítulo ao assunto desses quatro pilares: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser. Estes caminhos de aprendizagem são complementares entre si e possibilitam um caminho de autodesenvolvimento que é autogerido.
As competências requeridas para a realização e sustentabilidade de projetos são complexas – precisam ser construídas em cima de muitas competências mais básicas. Como Coach e Treinadora eu tenho constatado, muitas vezes, como faz falta uma pessoa ter alicerces sobre os quais a evolução pessoal possa se erguer.
Embora o Jacques Delors já tenha feito uma exploração brilhante do tópico, acrescentarei aqui alguns exemplos de necessidades de desenvolvimento em cada pilar, que exploraremos detalhadamente nos próximos quatro capítulos desta série.
Aprender a Conhecer
Adquirir e dominar os meios de conhecimento e compreensão, tais como: atenção, concentração, memorização e análise. Explorar os bastidores do nosso próprio pensamento e a capacidade de imaginar. Desenvolver a autonomia para avaliar os conceitos que são apresentados.
Aprender a Fazer
Aprender a fazer é a atitude com a qual se empreende nos projetos da vida, sendo capaz de corrigir rumos, não levando os fracassos pessoalmente. Envolve também inovação, comprometimento e foco na solução ao invés do problema.
Aprender a Conviver
Compreender uns aos outros, participar e cooperar com outras pessoas em todas as atividades humanas, assumir uma responsabilidade para com a sociedade. Exemplos: respeitar a diversidade, resolução de conflitos, criar empatia, ouvir.
Aprender a Ser
Ter autoconhecimento para descobrir o potencial criativo como uma pessoa íntegra em uma progressão essencial para: descobrir talentos, ser coerente com os próprios valores, desenvolver a capacidade de se observar. Aprender a Ser significa expressar os dons e talentos, saber quando é para fazer um vôo solo, quando liderar e quando ser liderado. 

Fonte: www.pnlnucleo.com.br