Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde CNES


 

Estabelecimentos de Saúde SUS e particulares que não possuem CNES devem providenciá-lo junto à SMS / MONTENEGRO - RS


O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) é uma determinação do Ministério da Saúde para todos os estabelecimentos que prestem algum tipo de assistência a saúde, como consultórios (médicos, psicólogos, dentistas, etc.); clínicas e policlínicas; hospitais, hospitais-dia e hospitais especializados; ambulatórios (clubes, empresas, escolas, etc.); serviços de fisioterapia, acupuntura, SADT (Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico). Quando solicitados pelas operadoras de saúde, deverão fornecer o número de CNES do estabelecimento.

Nas informações sobre o estabelecimento deverão constar todos os profissionais que ali prestam assistência a saúde. No caso dos hospitais, clínicas, consultórios, ambulatórios, etc., todos os profissionais que ali trabalham devem constar no cadastro do estabelecimento, contendo os dados essenciais dos mesmos: Nome, CPF, nº de registro no Conselho respectivo, se possui vínculo empregatício ou é autônomo (no respectivo estabelecimento).

Quem estiver em dúvida se possui ou não o cadastro pode fazer a consulta no site www.datasus.gov.br/cnes no link Consultas/Estabelecimentos - digitando o nome, CPF ou CNPJ do estabelecimento. Podem ser cadastradas pessoas físicas ou jurídicas. Maiores informações podem ser solicitadas através do telefone 3632-3102, com Lilian Escobar ou Maria Aparecida.

Quem necessita realizar o cadastro deve entregar na Secretaria Municipal de Saúde os documentos abaixo:
* Ficha cadastral preenchida (a SMS pode enviá-la por e-mail);
* Alvará da Vigilância Sanitária;
* Documentos dos profissionais que atuam no estabelecimento: RG, CPF, Carteira do Conselho respectivo, cópia do diploma e de comprovante de endereço residencial.

Atenção: Profissionais não possuem CNES, mas sim os estabelecimentos.