Sereias existem e podem ser mais humanas do que imaginamos

Segundo o documentário do Programa Animal Planet exibido no dia 19/03/2011 existe um estudo e teoria baseada na existência de Sereias no planeta Terra. O documentário é muito bem produzido, gera teoria, faz afirmações e lança polêmica.

Você ja assistiu-o? Recomendamos.

O Tema tem causado alvoroço no Yahoo Answers.

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110319190819AAQpQ93

Veja um comercial sobre o documentário, gravado e retirado do YouTube.



Há outros vídeos na internet que sugerem existência de seres dentro do mesmo contexto.



Eaí? Até onde vai sua crença?

Comentários

Véras disse…
O programa “Sereias” do Animal Planet (http://www.imdb.com/title/tt1816585/plotsummary) não é um documentário real é um 'docuficção'. Os 'cientistas' que aparecem no programa não trabalharam nas instituições que ali são citadas, como NOAA, Universidade do Cabo e Universidade de Harvard etc, e não existem fora das telas. São apenas atores, tanto os que aparecem dando entrevistas (que seriam os 'cientistas de verdade') como os que aparecem na 'reconstituição'. Tudo é feito para parecer real mesmo. É só uma jogada de marketing.

A ideia do programa seria fazer como outra produção bem semelhante, 'Dragões: Uma Fantasia que se torna Realidade' [http://www.imdb.com/title/tt0433367/] criando um enredo procurando retratar como os cientistas lidariam com a descoberta de uma criatura lendária, mas não sobrenatural e como fariam para entender sua morfologia, fisiologia, ecologia e principalmente sua evolução.

http://animal.discovery.com/convergence/dragons/
http://animal.discovery.com/convergence/dragons/profiles/profiles.html
Véras disse…
Infelizmente, as pessoas são muito crédulas e os produtores do programa e do canal de TV preferiram deixar de lado o fato de apenas um pseudo-documentário, talvez, por que fosse fácil verificar que as pessoas e situações, ali descritas, na realidade simplesmente não existem ou ocorreram de forma muito diferente da apresentada (Por exemplo, o 'bloop' que é uma gravação real não tem um fração da complexidade que é sugerida no programa e não há quaisquer evidências que seja uma linguagem complexa).

Vários cientistas especializados na área após verem a reprise ficaram bem indignados especialmente por que o programa apresenta como plausível a 'hipótese do macaco aquático' [http://www.aquaticape.org/
], um ideia pseudocientífica sem suporte em evidências rigorosas e com vários problemas em termos dos argumentos apresentados pelos seus defensores.

A carcaça, o vídeo gravado com celular, os estudos de bioacústica, biomecânica e genética, além dos arpões são todos inventados. Nada daquilo existe. Os fatos são:

1. A existência de um som misterioso registrado por hidrofones do NOAA que jamais foi detectado de novo que alguns especularam poder ser um grande animal, mas que a maioria acham ser algum derivado do movimento do gelo glacial ou de algum fenômeno geológico.
2. As sereias serem um mito multicultural.
3. As especulações sobre certos encalhamentos de cetáceos serem causados por sonares testados pela marinha, ainda que não hajam evidências deste nexo causal. Mas algumas pessoas especularam isso.

Vários cientistas comentando o programa enfatizaram que muitos mamíferos aquáticos, como os leões marinhos, lontras, etc não perderam os pelos que tornaram-se mais densos e compostos, além de bem lubrificados; e os mamíferos que os perderam, possuem grande camadas de gordura, especialmente os que vivem em ambientes marinhos mais frios e formas bastante mais hidrodinâmicas, bem diferentes dos tipos esguias e esquálidos que são apresentados como primatas aquáticos pelo AP. Portanto, as criaturas fictícias ali apresentadas não são muito plausíveis do ponto de vista científico, sendo bastante forçadas em vários aspectos.

Por isso divirta-se com o programa, aproveite para aprender um pouco sobre cetáceos, história natural e método comparativo, comova-se com a história, mas por favor não ache que aquilo é real e que realmente foram descobertas evidências de que as sereias existem e que foram acobertadas pelo governo dos EUA e África do Sul.

Por fim, o NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) emitiu uma nota sobre o assunto com o título:
“No evidence of aquatic humanoids has ever been found.” [http://oceanservice.noaa.gov/facts/mermaids.html]

Mais sobre o assunto:
http://www.imdb.com/news/ni29084799/
http://www.snopes.com/photos/supernatural/mermaids.asphttp://deepseanews.com/2012/05/rip-science-on-tv/
http://www.wired.com/wiredscience/2012/05/mermaids-embodies-the-rotting-carcass-of-science-tv
http://scienceblogs.com/pharyngula/2012/06/10/the-wages-of-pseudoscience/
http://en.wikipedia.org/wiki/Bloop

Abraços,

Rodrigo