Principais ruas de Montenegro RS serão recuperadas

Empresa de consultoria técnica em pavimentação irá auxiliar nas obras
A Prefeitura de Montenegro irá iniciar um importante trabalho de recuperação das principais ruas da cidade. O investimento, de R$ 999.427,82, irá permitir a revitalização de cruzamentos e trechos de 15 vias da cidade, através do uso de micro-revestimento asfáltico. A obra está em processo de licitação e a previsão é de que inicie no final de abril, levando aproximadamente 150 dias para a conclusão de todos os trechos. Para ajudar nesse serviço, a Prefeitura contratou uma empresa de consultoria técnica em pavimentação.

Na última sexta-feira (25), o prefeito Percival de Oliveira assinou o contrato com a Vergani & Pinto LTDA, especializada na área da pavimentação civil. A empresa irá efetuar assessoria aos técnicos engenheiros civis na área de projetos; efetuar treinamento para aperfeiçoamento dos profissionais que trabalham com execução de pavimentação, recapeamento e "tapa-buracos", além de calibrar a usina de asfalto na Secretaria Municipal de Viação e Serviços Urbanos (SMVSU) e treinar os funcionários para efetuarem este serviço.

A engenheira Adriana da Silva Pinto, representando a empresa, afirmou que a intenção é trabalhar juntamente com o município. "Vamos auxiliar nos projetos, para fazer as obras com economia e eficiência", salienta Adriana. O vice-prefeito Marcos Griebeler ressaltou a importância da consultoria. "Será um apoio técnico para a SMVSU e vai colaborar com todas as obras", observa Marcos.

O chefe do Executivo lembra que para o serviço ser realizado com qualidade, é preciso que o tempo esteja seco. "Com chuva, não é possível realizar este trabalho", salienta Percival. Também participaram da reunião o secretário Municipal de Viação e Serviços Urbanos, Vaceli Flores de Oliveira, a secretária Municipal de Obras Públicas (SMOP), Karina Leser Daudt, o engenheiro da SMOP, Gustavo Colombo, e o diretor do DSURB, Carlos Scherer.

Micro-revestimento asfáltico:

É uma fina camada, com aproximadamente 1 cm de espessura, que revitaliza o pavimento asfáltico corrigindo imperfeições e impermeabilizando sua infraestrutura, garantindo assim um prolongamento da vida útil do pavimento existente. Além disso, proporciona maior aderência, contribuindo com a segurança dos usuários da via em função de suas características antiderrapantes, mesmo em pista molhada. É também considerado um pavimento ecológico por fazer uso de menor quantidade de produtos derivados do petróleo, em função de sua pequena espessura, e por não gerar resíduos, não sendo necessária a remoção do pavimento existente. Essa é uma tecnologia nova, desenvolvida na Alemanha na década de 90, e vem sendo aplicada com sucesso em diversos países da Europa e América do Norte, bem como no Brasil.


Ruas que terão trechos revitalizados:

Rua Bento Gonçalves
Rua João Pessoa
Rua Fernando Ferrari
Rua Capitão Porfírio
Rua Santos Dumont
Rua Osvaldo Aranha
Rua Ernesto Zietlow
Rua Cel. Antônio Inácio
Rua Cel. Álvaro de Moraes
Rua Balduíno Rambo
Rua Bruno de Andrade
Rua Fernando Koch
Rua Capitão Jacinto
Rua Ramiro Barcelos
Rua Capitão Cruz
Cruzamento entre a Rua Dr. Hugo Wolgemut e Rua João Pessoa
Cruzamento entre a Rua Dr. Bruno de Andrade e Rua Dr. Hans Varelmann