Loteamento Cinco de Maio para deficientes físicos e idosos em Montenegro


Térreos do Loteamento Cinco de Maio para deficientes físicos e idosos

O próximo conjunto habitacional construído pelo Município, o Loteamento Cinco de Maio deverá ter os andares térreos dos apartamentos ocupados por deficientes físicos e idosos. A garantia foi da Secretária de Habitação, Desenvolvimento e Cidadania, Leda Esmério, durante reunião com o Vereador Marcos Gehlen (PT), o “Tuco”, quarta (16) pela manhã, na Câmara. Acompanhada pela Chefe de Gabinete Leoni Kayser Bozzetto, confirmou a adoção da medida  da Lei 5.165, de 16 de outubro de 2009, que garante o direito àquele público.
“Tuco” solicitou o encontro para buscar maiores informações quanto ao cumprimento de sua proposta, já com relação ao novo loteamento. Conforme as representantes do Executivo, no total serão reservados dezesseis apartamentos com esta finalidade. Também especificaram detalhes do sorteio de todos os 160 apartamentos. Seus ocupantes foram selecionados pela Prefeitura, que fez a doação da área. “Vamos enviar a lista para a Caixa Econômica Federal, que aprovará ou não os contemplados”, ponderou Leoni.
A Secretária explicou que trinta das 160 unidades foram reservadas para moradores em áreas de risco. Oito deficientes físicos e oito idosos foram designados para os andares térreos. “Possuímos lista contendo cinquenta sorteados de cada faixa, como cota de reserva”, argumentou Leoni, observando que a precaução é necessária, pois caso algum dos contemplados não cumpra as exigências da Caixa, seja possível se chamar o próximo da lista.  
Representando a Associação dos Deficientes Físicos e Ostomizados, Claudimir dos Santos acredita que houve avanço. Porém, sugeriu que também sejam observados outros critérios para a ocupação dos apartamentos térreos.  “A deficiência de um braço, por exemplo, não impede que a pessoa habite outra unidade”, explicou.
 A arquiteta da Secretaria da Habitação Letícia Tonietto informou que os 160 apartamentos dos oito blocos ficarão prontos até dezembro de 2011. “Tuco”, autor da lei, se declarou satisfeito com a condução dos trabalhos por parte dos profissionais envolvidos. “É importante que seja garantido o direito dos idosos e deficientes”, reforçou.
No final, Leoni e Leda expressaram sua preocupação com a resistência à mudança para o novo loteamento manifestada por alguns moradores na área de risco. Segundo o Vereador, nos próximos dias a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Câmara de Vereadores deverá visitar o canteiro de obras, no Bairro Cinco de Maio.