Dia Mundial de Conscientização do Autismo em Montenegro RS

Luzes azuis na Praça Rui Barbosa para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo
 

Município aderiu à iniciativa de conscientização da síndrome
 
O dia 02 de abril foi decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Cidades do mundo inteiro iluminam seus principais pontos com luzes azuis (cor escolhida para representar o autismo) para chamar atenção para a síndrome. Em Montenegro, a Praça Rui Barbosa teve suas luzes trocadas por lâmpadas azuis e permanecerá assim até a semana que vem, chamando atenção da comunidade para a conscientização sobre a doença.
 
Este é o quarto ano do evento mundial, que busca destacar o transtorno do espectro autista (nome oficial do autismo). A estimativa é que haja cerca de dois milhões de pessoas portadoras de autismo no Brasil e 70 milhões no mundo.
 
Palestra orienta professores sobre a Síndrome do Autismo
 

Airto Madalozzo palestrou sobre as principais características da Síndrome do Autismo
 
Professores da Rede Municipal de Ensino participaram de uma palestra, na noite de ontem (30) que abordou a Síndrome do Autismo e suas principais características. O palestrante, Airto Madalozzo, é pai de uma menina autista que trabalha divulgando a doença pelo Brasil. Durante o encontro, ele destacou que quanto mais cedo o problema for identificado, melhor será para o desenvolvimento da criança. A informação é importante para combater a discriminação, disse.
 
O secretário municipal de Educação e Cultura (SMEC), Renato Kranz destacou os trabalhos de inclusão desses alunos no município. A E.E.E.F. Manoel de Souza Moraes já está trabalhando nesta questão. Temos que entender esta síndrome e facilitar os trabalhos dos professores, levando o aluno a ter uma melhor qualidade de vida, afirmou.
 
O que é o Autismo?
 
É um transtorno do desenvolvimento que atinge pessoas de qualquer classe social, raça ou cor. O autismo tem diferentes formas de se manifestar. Por isso, cada pessoa com autismo é única.
 
O transtorno tem início na infância e afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. O diagnóstico precoce é importante para que o tratamento possa ser iniciado o mais cedo possível.
 
Algumas características da pessoa portadora de autismo:
 
* Não aponta para objetos ou pessoas;
* Age como se fosse surda;
* Não olha para objetos apontados por outra pessoa;
* Evita o contato visual e prefere ficar sozinha;
* O interesse pelos brinquedos consiste em alinhá-los, não utilizando com a finalidade a que se destina;
* Usa o adulto como ferramenta;
* Procura estimulações sensoriais tais como ranger os dentes, esfregar e arranhar superfícies, fitar fixamente detalhes visuais, olhar mãos em movimento ou objetos com movimentos circulares;
* Bate palmas, anda nas pontas dos pés, balança a cabeça, gira em torno de si mesma, bate a cabeça na parede ou chão, emite sons estranhos;
* Nos jogos: ausência de fantasia, imaginação ou jogos de representação;
* Linguagem limitada ou ausente, ecolalia, repetição de assuntos, inversão pronominal;
* Gritos, risos e sorrisos inapropriados;
* Resistência às mudanças no ambiente de nas rotinas.
 
Informações do Movimento Autismo e Vida:
 
www.autismoevida.blogspot.com
e-mail: autismoevida@yahoo.com
twitter: @autismo_e_vida
fones: 3384-9502 e 9265-5246, com Paula Santos