Dia Mundial de Conscientização do Autismo em Montenegro RS


Montenegro participa de Dia Mundial de Conscientização do Autismo
 
O dia 02 de abril foi decretado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Cidades do mundo inteiro iluminam seus principais pontos com luzes azuis (cor escolhida para representar o autismo) para chamar atenção para a síndrome. Em Montenegro, este ano, também serão realizadas ações.
 
Na noite de hoje (30), no Teatro Roberto Atayde Cardona, às 19h, haverá uma palestra para todos os professores da rede municipal de ensino, promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC). A palestra será comandada por Airto Madalozzo, pai de uma menina autista que trabalha divulgando a doença pelo Brasil. O objetivo é orientar os professores sobre a Síndrome do Autismo, apresentando suas características, pois quanto mais cedo for identificada, mais cedo poderá ser feita a intervenção.
 
A Praça Rui Barbosa teve suas luzes trocadas por lâmpadas azuis hoje e permanecerá assim até a semana que vem, chamando atenção da comunidade para a conscientização sobre a doença. O secretário de Educação, Renato Kranz, destaca a importância de oferecer mais informações sobre o autismo. “No momento que se conhece a síndrome, fica mais fácil conviver e ajudar os portadores”, afirma Renato.
 
Este é o quarto ano do evento mundial, que busca destacar o transtorno do espectro autista (nome oficial do autismo). A estimativa é que haja cerca de dois milhões de pessoas portadoras de autismo no Brasil e 70 milhões no mundo.