Asfaltamento da Estrada Montenegro - Vendinha



Continua sem previsão asfaltamento da estrada Montenegro - Vendinha

Ainda não há previsão de quando serão asfaltados os dez quilômetros da Estrada Antônio Carlos Fernandes Rosa – Dr. Niquinho entre a rodovia RS 124 (ligação Montenegro/Pólo Petroquímico) e Vendinha. Aproximadamente 70 pessoas, em reunião quarta-feira (29) à noite na Capela Três Mártires das Missões, em Passo da Amora, mais uma vez solicitaram melhorias na trafegabilidade da estrada.
O encontro foi requerido pelo Vereador Roberto Braatz (PDT), que desde 2009 vem reivindicando o asfaltamento. Reunidos na mesma capela em 25 de maio daquele ano, moradores e representantes de empresas sediadas nas proximidades já haviam manifestado ser favoráveis à pavimentação, mas não houve avanços. Como estamos no início do novo governo estadual, tive a preocupação de trazer um de seus representantes para verificar de perto a situação e conversar com os moradores justificou Braatz. Além do Executivo estadual, convidou empresas situadas ao longo da estrada (Agrogen e Pedreira Triunfense), as Prefeituras de Montenegro e de Triunfo e o Legislativo.
Na coordenação, além de Braatz, o Presidente da Câmara Municipal de Montenegro, Vereador Ari Müller (PDT) e o engenheiro civil Hildo Artur Mourão da Silva, novo coordenador da 11º Superintendência Regional do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer). Pelo Executivo, o Secretário de Viação e Serviços Urbanos Vaceli Flores de Oliveira e o assessor de Gabinete Marcelo Silva. É importante que os novos governantes estaduais saibam que o asfaltamento é o anseio da comunidade,  salientou o pedetista.

O representante do Daer deixou claro que estava presente para ouvir o anseio e repassar à Secretaria de Infra-Estrutura e Logística, a qual está subordinado. Declarou que a estrada tem plataforma e largura adequada para o asfaltamento. O alicerce está pronto, é só drenar e asfaltar”. Reclamando que muito foi prometido e quase nada foi feito, moradora citou estudos que apontam o trânsito de 58 caminhões por hora, nos períodos de maior movimento. Levou três anos para uma máquina da Prefeitura vir arrumar. Só temos estrada por causa da Pedreira Triunfense afirmou Olinda Carollo, representante da empresa.
Em seguida, Marcelo Silva, assessor do Gabinete do Prefeito informou que o Executivo solicitou projeto e orçamento de custos do asfaltamento. Segundo ele, Percival de Oliveira (PMDB) levará estes dados ao governo federal, em Brasília, visando obter os recursos. O primeiro passo é fazer o projeto e depois formar uma comissão de moradores destacou o Presidente da Câmara, Ari Müller. O Secretário Vaceli garantiu que, nos próximos dias, irá mandar maquinário para patrolar a estrada. Segundo o assessor Marcelo, se não chover, nos próximos dez a quinze dias será feita melhoria considerável.
Conforme estimativas citadas na reunião, asfaltar custaria dez milhões de reais. Caso fosse firmado convênio, a Prefeitura bancaria 20% do custo total (2 milhões de reais) e o restante os governos estadual e federal.