INFORMATIVO GERAL DA DIOCESE DE MONTENEGRO 9/2/2011

PASTORAL DA CRIANÇA TERÁ ASSEMBLEIA EM MARÇO

Todos os meses, a coordenação Diocesana da Pastoral da Criança se reúne para planejamento de atividade, avaliação dos trabalhos e distribuição de materiais. Na última terça-feira, dia 8 de fevereiro, o encontro foi realizado na Cúria de Montenegro, com o objetivo de organizar a assembleia eletiva, que ocorrerá dias 11 e 12 de março, em Bom Princípio.
Atualmente, seis paróquias contam com a Pastoral da Criança: São Sebastião (São Sebastião do Caí), Nossa Senhora da Conceição (São Sebastião do Caí), Sagrado Coração de Jesus (Montenegro), São João Batista (Montenegro), São José (Taquari) e Nossa Senhora do Rosário (Teutônia).
A coordenadora diocesana, Maria Lenira Guaragni, revela que a Pastoral encontra dificuldades para se instalar em algumas paróquias, seja por falta de apoio ou de voluntários. Mas Maria Lenira destaca a importância do trabalho de evangelização desenvolvido junto a famílias carentes. Nosso objetivo é promover o desenvolvimento integral das crianças, trabalhando temas como saúde, educação e cidadania.
                                                    Foto: Pastoral da Criança

DIOCESE PARTICIPA DA 11ª ESCOLA VOCACIONAL

Cuidado com a vida foi o tema que norteou as atividades da primeira etapa da 11ª Escola Vocacional, realizada em Porto Alegre, na última semana. Entre os objetivos do evento estão capacitar agentes para o Serviço de Animação Vocacional (SAV), despertar novas lideranças e proporcionar formação continuada a quem já atua nesta pastoral.
A Diocese de Montenegro esteve representada pelas Irmãs de Santa Catarina Adriana Rodrigues Pinheiro, Jaci Silveira de Souza, Nadiele Cristina Schumann, Silvia Zuffo e Simone Müller, além dos seminaristas Gabriel Zucki Bagatini e José Augusto Schneider.
Para Gabriel, a Escola Vocacional é um momento muito bom para a vida de todo animador vocacional. Nos amplia horizontes, faz crescer com conteúdos e com a partilha de experiências. Ele destaca que a união entre leigos, religiosos, seminaristas e padres de diversas dioceses e congregações do Rio Grande do Sul enriquece o curso. Espero ansioso pelas próximas etapas.
Durante a semana de atividades, foram trabalhados temas como dinâmicas e metodologia no SAV, a pessoa do animador vocacional, realidade juvenil e projeto de vida, e marcos da história da Animação Vocacional. A próxima etapa será de 25 a 29 de julho. A terceira e última ocorrerá de 30 de janeiro a 3 de fevereiro de 2012.
 
             Fotos: Escola Vocacional 1, Escola Vocacional 2
              Créditos: Edson Roberto Rissi e Junior Franck
Amanda FetznerAssessora de Comunicação da Diocese de Montenegro
MITRA DA DIOCESE DE MONTENEGRO
Rua Assis Brasil, 1167
95780-000 - Montenegro/RS
Telefone: (51) 3632 3320 ou (51) 9172 2700
www.diocesemontenegro.com.br