INFORMATIVO GERAL DA DIOCESE DE MONTENEGRO 7/2/2011



SER DIZIMISTA É PARTILHAR O QUE DEUS NOS DÁ

Jesus Cristo e São Paulo sempre disseram que há mais alegria em dar do que em receber, pois a felicidade consiste na partilha. Devemos partilhar o que temos, aquilo que nos foi dado por Deus. É esta orientação que deve motivar os católicos a participarem do dízimo.
Mas para partilhar, devemos entender que isto não significa dar aquilo que não queremos mais. “Partilhar não é dar o que sobra, mas dar o que o outro precisa”, ensina o integrante do MEAC (Missionários para Evangelização e Animação de Comunidades), Enio Felipin.
Quando palestrou ao clero da Diocese no ano passado, Felipin relatou que é comum as pessoas afirmarem que muitas vezes não devolvem o dízimo porque não sobrou dinheiro no mês. “Deus merece a sobra?”, questiona o missionário.
Não há uma quantia certa a ser dada como dízimo. São Paulo, na segunda Carta aos Coríntios, diz que cada um deve devolver segundo o que se propôs no seu coração. “Dízimo não arde no bolso, dízimo arde no coração e na consciência de cada um de nós”, afirma Felipin.
Ele explica que é a própria palavra de Deus que orienta a devolução do dízimo, baseada em dois pilares: o louvor a Deus com os nossos bens e a ajuda aos mais necessitados. Desta forma, o dízimo tem uma relação direta para com Deus e uma relação direta para com a humanidade.

A relação para com Deus
“Honra o Senhor com teus haveres, e com as primícias de todas as tuas colheitas. Então, teus celeiros se abarrotarão de trigo e teus lagares transbordarão de vinho.” Este trecho do livro dos Provérbios, segundo Enio Felipin, aponta um pedido e uma promessa de Deus em relação ao dízimo.
Honrar a Deus com nossos bens é reconhecer que Deus tem parte naquilo que nós ganhamos. “Nós louvamos a Deus com os nossos bens quando nós reconhecemos que não somos donos absolutos de tudo. Este reconhecimento vai acontecer no momento em que nós devolvermos o dízimo”, orienta o missionário.
Ele destaca que para muitos católicos o dízimo é um peso nos ombros. “Mas pela palavra de Deus, ele é um canal extraordinário de graças, que nós devemos cada vez mais compreender e descobrir.”

A relação para com a comunidade
Através do livro do Deuteronômio (Dt 14, 28 – 29), Deus nos pede que reservemos uma parte da nossa renda para ajudar aqueles que mais necessitam, como o estrangeiro, o órfão e a viúva. “Aqui está a relação direta do dízimo para com a comunidade, para com os irmãos, porque o dízimo também tem como função ajudar os mais necessitados da comunidade.”

Em resumo
“Dízimo não é esmola, é um gesto de gratidão a Deus (Pr 3, 9) e de amor aos irmãos (Dt 14, 29). Tudo o que temos vem de Deus (Gn 1, 1). Por isso, saibamos repartir com quem não tem (At 4,34).”


DIOCESE PARTICIPA DO CENSO ANUAL DA IGREJA CATÓLICA
Até o final de fevereiro, a Igreja Católica de todo o Brasil deverá ter respondido ao Censo Anual, realizado pelo Centro de Estatísticas Religiosas e Investigações Sociais (Ceris) em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Mais uma vez, a Diocese de Montenegro participa do recenseamento, atualizando informações sobre o clero, as paróquias, as casas de retiro e formação, entre outros dados.
As informações obtidas no Censo serão utilizadas para a publicação do Anuário Católico. A empresa Promocat, especializada no segmento religioso católico, foi contratada para realização das atividades e utilizará um sistema que permitirá a atualização das informações e a integração entre todos os cadastrados.
Um portal de busca vinculado ao sistema também vai possibilitar a expansão da comunicação entre Santa Sé, órgãos da CNBB, dioceses, paróquias, comunidades, congregações religiosas e leigos.

Saiba mais
* O Censo Anual da Igreja Católica no Brasil é realizado pelo Ceris desde 1962 com delegação exclusiva da CNBB e da CRB;
* O cadastramento é feito de maneira segmentada por área de atuação, como dioceses, paróquias, comunidades, mídias, escolas, hospitais e projetos sociais;
* O Censo possibilita a realização de pesquisas e campanhas nacionais e regionais, promoção do turismo religioso, divulgação dos carismas das comunidades e congregações, promoção de vocações, entre outros;
* O resultado do Censo é publicado no Anuário Católico, único registro oficial da Igreja no país;
* As encomendas do Anuário Católico do Brasil 2011 podem ser feitas junto a Promocat, pelo telefone (11) 2099-6688 ou pelo site www.guiacatolico.com/assine.
 

DIOCESE DISTRIBUI GUIA DE PASTORAL 2011
Histórico, composição, paróquias, clero, ordens religiosas, calendário de eventos e tantas outras informações sobre a Diocese de Montenegro estão disponíveis no Guia de Pastoral. A edição de 2011 já está sendo distribuída para as paróquias. “Seu conteúdo é muito rico. Sabendo vivenciá-lo, transforma-se em verdadeira oração, pois aí está a vida de nossa Igreja”, diz o bispo Dom Paulo De Conto no texto de apresentação do Guia.
 
Amanda FetznerAssessora de Comunicação da Diocese de Montenegro
MITRA DA DIOCESE DE MONTENEGRO
Rua Assis Brasil, 1167
95780-000 - Montenegro/RS
Telefone: (51) 3632 3320 ou (51) 9172 2700
www.diocesemontenegro.com.br