Centro de Empreendedorismo da Universidade


Urge incutir espírito empreendedor
No Centro de Empreendedorismo da Universidade dos Açores são ministrados cursos de empreendedorismo e dada formação na área de gestão a empresários.
Incutir o empreendedorismo e inovação empresarial nos jovens é o que pretende a Universidade dos Açores com o Centro de Empreendedorismo, o que está integrado no Departamento de Economia e Gestão.

O Centro de Empreendedorismo tem como missão aplicar as melhores boas práticas e as mais avançadas metodologias em empreendedorismo, inovação e gestão empresarial. Esta aplicação resulta no desenvolvimento de competências específicas relacionadas com o empreendedorismo capazes de, por um lado, promover a criação e o apoio a novos projectos empresariais com carácter inovador e de forte valor acrescentado e de, por outro, contribuir para a redução do risco e da incerteza num ambiente de competitividade globalizada constituindo-se, assim, como um factor decisivo para o desenvolvimento do tecido empresarial e, consequentemente, de toda a Região.

A Universidade dos Açores criou o Centro de Empreendedorismo em Junho de 2006 por considerar que o conhecimento e a inovação são, actualmente "as molas do desenvolvimento", pelo que à Universidade cabe o papel do desenvolvimento de conhecimento e ao mundo empresarial cabe o papel de albergar e fortalecer a inovação, devendo, entre as duas partes, ser estabelecida uma relação de cooperação forte e salutar. Só o estabelecimento da cooperação anterior possibilita que o conhecimento inovador, produzido pela investigação realizada, tenha impacto significativo na economia e que a divulgação de uma cultura inovadora contribua para o aumento, com sustentabilidade, da competitividade empresarial.

Os responsáveis pelo Centro do Empreendedorismo consideram, também, que só com a existência de um enquadramento favorável à criação e desenvolvimento de empresas é possível atingir os objectivos delineados para a cooperação anterior, tal como recomenda, aliás, a Comissão das Comunidades Europeias, através do Livro Verde do Espírito Empresarial, devendo esse enquadramento ser multifacetado e acolher as manifestações do espírito empresarial em diversos contextos, económicos ou outros.
O trabalho desenvolvido pelo Centro de Empreendedorismo já permitiu o desenvolvimento de alguns negócios nos Açores, de que são exemplo a empresa "Taxi Menu", que faz entrega de refeições ao domicílio, da responsabilidade de Nuno Borges; e a empresa Digital Media Network, de Rui Gouveia, especializada em disponibilizar produtos e serviços assentes em tecnologia avançada. Ambos os jovens empresários frequentaram o curso de Empreendedorismo.

Prémio "Melhor Ideia de Negócio"

Paralelamente ao Concurso Regional de Empreendedorismo, a Universidade dos Açores, em parceria com o Millennium BCP promove o prémio "Melhor Ideia de Negócio". Este prémio é mais uma tentativa de impulsionar o empreendedorismo na comunidade académica açoriana, onde se espera encontrar projectos e ideias de qualidade que poderão fazer a diferença no mercado regional. A Universidade dos Açores, nos últimos anos, tem inclusivamente sido reconhecida nacional e internacionalmente por resultados de investigação obtidos nos seus laboratórios, havendo neste momento a possibilidade de projectar esses resultados mais cedo e com maior facilidade.

ISABEL ALVES COELHO
isabelcoelho77@hotmail.com