Telebrás: Banda Larga de Alta Velocidade e Baixo Custo Para o Brasil


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu  a licença para a Telebrás iniciar a operação com banda larga, em reunião do conselho diretor do órgão. Na prática, a isso possibilita à empresa administrar o Plano Nacional de Banda Larga.

A empresa gerenciará o PNBL para levar banda larga de alta velocidade e baixo custo a mais de 40 milhões de brasileiros até 2014. Para isso, serão utilizadas fibras ópticas pertencentes ao Sistema Eletrobras e à Petrobras.

A Telebrás havia encaminhado à Anatel o pedido para a obtenção da licença SCM (Serviço de Comunicação Multimídia) em outubro. Naquele momento, a expectativa da empresa era obter a licença dentro de dois meses. De acordo com a empresa, a Telebrás venderá banda larga no atacado para provedores e operadoras que farão o acesso para os usuários finais.

Na Campus Party, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse hoje que a entrada da Telebrás no segmento de banda larga, com a aprovação da Anatel, não significa que a empresa vai oferecer esse tipo de serviço diretamente ao consumidor.
* Nós achamos que não é a vocação natural. Nós achamos que a Telebrás tem de entrar para ajudar a baratear o tráfego no atacado e para ajudar a achar soluções para essa questão * afirmou Bernardo, na Campus Party, em São Paulo.

De acordo com ele, existem vários agentes e atores econômicos que podem resolver a questão.
* Nós dizemos, na época da reativação da Telebrás, quando montamos o Plano Nacional da Banda Larga, que se ninguém fosse fazer, nós iríamos fazer. Essa é a postura que temos colocado e reiterado. Na verdade, nós queremos um serviço de melhor qualidade, preço mais acessível e a Telebrás vai ajudar * disse.
FONTE: ZH DINHEIRO