A SECA EM MONTENEGRO-RS AFETA ECONOMIA DO MUNICIPIO


A seca no RS esta transformando  a paisagem . Já estão em situação de emergência mais de 1/3 dos municípios.
 
A safra de grãos  foi uma das melhores dos últimos anos, devido a quantidade de chuvas terem ocorrido na medida certa.
 
A última seca ocorreu há alguns anos e causou prejuízos que levaram anos para serem recuperados. Agora que o Estado estava se reerguendo vem uma nova seca de grandes proporções.  


Segundo notícias de hoje duas usinas hidroelétricas já deixaram de funcionar devido ao baixo nível das barragens.
 
A seca não é um problema só de quem tem negócios no campo, pois aqui no RS toda a economia sofre indiretamente quando a produção agrícola cai.
 
Diz as notícias que essa condição climática é causada pelo fenômeno La Niña que provoca o resfriamento das águas do Pacífico e a diminuição da formação de nuvens.  


A Argentina já estava sofrendo com essa mesma seca que aos poucos foi avançando e tornando nosso Estado seco.  


Na última seca muito se falou na construção de açudes e cisternas para melhorar no enfrentamento da falta d'água, mas pelo jeito nada foi feito, pois agora o Governo está pedindo verbas federais para fazer os tais açudes.
 
Nada é feito preventivamente, é só no meio da crise que pensam nas soluções, só que agora mesmo fazendo açudes não haverá melhora para a situação atual.
 
Como esses fenômenos são previsíveis, a seca já estava instalada na Argentina, era preciso que as medidas saneadoras fossem feitas antes dos municípios entrarem em calamidade.