Produtores na justiça contra Doux Frangosul

 

Integrados na justiça contra Doux Frangosul

Produtores integrados de aves que fornecem à Doux Frangosul decidiram protocolar denúncia contra a empresa na Promotoria de Justiça Especializada do Ministério Público Estadual, em Passo Fundo. O motivo é o atraso nos pagamentos e o corte na entrega de ração para frangos e suínos.
A falta de alimentos está levando os animais à prática do canibalismo. Depois de quase dois anos de negociações, os produtores estão sendo incentivados à entrar na justiça para reaver os prejuízos.
O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado não prevê uma solução rápida para o caso. Élton Weber afirma que a situação tem se agravado pelo interior.
- Não há uma perspectiva clara de solução. Nas últimas semanas esta questão se agravou. A falta de ração está trazendo mortalidade dos animais. E a nossa posição junto aos agricultores é de fazer ações judiciais. Não temos mais como tratar o assunto em meses de negociações.
O dirigente da Fetag informa que, por cinco vezes, houve acerto do calendário de pagamentos com a empresa, mas nenhum cronograma foi cumprido.
Em nota, a Doux Frangosul esclarece que está empenhada em regularizar os prazos com os integrados no menor tempo possível. Sobre o abastecimento, a empresa alegou dificuldades na produção em fábrica de Nova Bassano, e espera até o final desta semana normalizar a entrega de ração.
A estimativa é que mais de 2 mil produtores sejam integrados à Doux Frangosul no Estado.
FONTE: Campo e Lavoura