PROBLEMAS COM DOUX FRANGOSUL ATINGE PRODUTORES RURAIS

 

Problemas com a Doux ameaçam sistema de integração da indústria avícola

Descumprimento de contrato atinge mais de 650 produtores no  Estado

  Uma crise sem precedente ameaça o sistema de integração da indústria avícola, abalado com os problemas de atraso no pagamento dos lotes e no fornecimento de ração pela Doux Frangosul. O descumprimento de contrato atinge mais de 650 produtores no norte do Estado, e muitos estão até trocando de indústria.

Essa situação se arrasta há dois anos. Produtores reclamam que o pagamento dos lotes tem ocorrido até 110 dias após a entrega dos frangos, quando deveria ser feito na hora. O valor pago é de R$ 0,25 por ave.

O produtor Adelmo Seibel, de Gaurama, ficou seis meses com o aviário fechado, em razão de descumprimento da empresa. O mesmo drama foi vivido por 26 avicultores da cidade, que trabalharam até 2010 com a Doux. Os pagamentos começaram a atrasar e um dia, sem comunicado, a empresa parou de entregar os pintos para a engorda, relatam os produtores.
 A gente ficou na mão, tivemos de cobrar na Justiça o prejuízo que a empresa deixou  conta Seibel.

Depois de seis meses com o aviário lacrado, o produtor retirou as placas da Doux que tinha na propriedade, para receber os primeiros lotes do frigorífico Minuano. Mas a maior parte dos avicultores não teve a persistência dos Seibel e fechou ou vendeu o aviário.

O sistema de avicultura integrada domina o setor no país. Quase não há produtores independentes. 

Na integração, a indústria é responsável pelo fornecimento de pintos e ração e de assistência técnica. O produtor entra com as instalações e a mão de obra.
FONTE: ZH DINHEIRO