INFORMATIVO GERAL DA DIOCESE DE MONTENEGRO 21/1/2011


COORDENADORES DE PASTORAL TOMARÃO POSSE NESTA SEGUNDA

Na capela da Cúria Diocesana, o Bispo de Montenegro, Dom Paulo de Conto, presidirá a missa de posse dos padres José Inácio Steffen e Rafael Luis Groth que, respectivamente, assumirão as funções de coordenador e vice-coordenador de Pastoral na próxima segunda-feira, dia 24,  às 17h30min. Pe. Inácio conciliará a nova atividade às responsabilidades como Ecônomo e Vigário Geral da Diocese.
Já Pe. Rafael Groth, que completou um ano de sacerdócio dia 9 de janeiro, terá uma rotina bem diferente da qual estava acostumado como vigário paroquial, função que exerceu até a última semana, na Paróquia São João Batista, em Montenegro. Ao invés de ter os olhos fixos em uma só paróquia, agora é necessário aumentar esse campo de visão, explica.
Até o momento, nenhum padre trabalhou exclusivamente com a Pastoral em nossa Diocese, o que, para Pe. Rafael, aumenta sua responsabilidade. Temos muitas coisas a organizar e fazer acontecer.  Ainda há necessidade de muita conversão pastoral. Penso que o objetivo principal seja dinamizar a atuação pastoral na Diocese, a evangelização, que é a missão da Igreja.

Projetos para 2011

Pe. Rafael revela que suas maiores expectativas estão relacionadas à liturgia e à catequese, com a organização de pastorais das duas áreas nas paróquias. Temos que caminhar em direção de uma unidade na Diocese. Podemos crescer muito ainda. Para tanto, esperamos o apoio dos padres, do povo.
Outra proposta é a realização de um levantamento de dados que possibilite o conhecimento da realidade da Diocese. Pe. Rafael argumenta que, com estas informações, será mais fácil perceber as principais necessidades e urgências. Claro que o foco do trabalho serão as Santas Missões Populares. Mas, em meio a isso, vamos trabalhando aquilo que é básico nas paróquias.

Algumas funções dos coordenadores de pastoral

* Trabalhar em sintonia com os padres e com o bispo;
* Representar a Diocese em eventos e reuniões do Regional Sul III da CNBB;
* Participar das reuniões do clero das áreas;
* Organizar 'pastas' dos movimentos e pastorais da Diocese;
* Dinamizar a pastoral, orientar, ajudar, entre outras funções;
* Elaborar materiais formativos para a Diocese;
* Auxiliar na organização e execução das Santas Missões Populares. 

O primeiro ano de sacerdócio

Cheguei na paróquia de Montenegro muito motivado para o trabalho, conta Pe. Rafael, que tinha a expectativa de um ano muito bom, que impulsionasse para toda a vida sacerdotal. E isso posso dizer que se cumpriu. Hoje sou muito agradecido à comunidade São João Batista de Montenegro, aos padres com os quais trabalhei e às pessoas que foram me ajudando a ser padre.
Pe. Rafael afirma que muitas coisas foi aprendendo na prática e que, neste sentido, a Paróquia São João Batista foi uma verdadeira escola, pela variedade de movimentos e pastorais que possui. Saio daqui carregando no coração a certeza de ter vivido uma bonita vida sacerdotal junto ao povo desta comunidade.

Foto: Pe. Rafael


SEMANA DE ESTÁGIO PARA SEMINARISTAS EM BOM PRINCÍPIO

Todos os anos, no período de férias, o Seminário São João Maria Vianney promove uma semana de estágio para os jovens que estão em processo de discernimento vocacional. A iniciativa tem como objetivo oportunizar uma vivência semelhante a que os futuros seminaristas encontrarão durante a formação em Bom Princípio. O encontro aconteceu de 17 a 20 de janeiro.
De acordo o animador vocacional da Diocese de Montenegro, Pe. Neimar Schuster, 17 jovens participaram das atividades, sendo que doze realizaram o estágio pela primeira vez. Destes doze, nove já confirmaram o ingresso no Seminário no dia 27 de fevereiro, quando inicia o ano letivo. No total, a casa terá 14 seminaristas em 2011.
Pe. Neimar está contente com o número de novos candidatos. Em 2010, foram apenas três. Ele destaca a importância de famílias e comunidades estimularem as vocações, sobretudo através da oração. O sacerdote observa ainda que há bons exemplos de padres na Diocese, que são incentivadores em suas paróquias.
Todos os novos seminaristas, segundo Pe. Neimar, estão envolvidos em alguma atividade de grupo na sua comunidade, como coroinhas, Onda e CLJ. “A vocação brota de uma experiência de fé”, explica.
No Seminário, os jovens cursam o Ensino Médio no turno da tarde, em uma escola estadual de Bom Princípio. Pela manhã e à noite, ocorre a formação complementar, nas dimensões comunitária, intelectual e espiritual. Os seminaristas também têm momentos de lazer e realizam outras atividades.

Foto: estágio seminaristas
Crédito: Dionéia Persch - Jornal Primeira Hora


Agenda:
* 21/01: Posse do Pe. Hugo Steffen na Paróquia Nossa Senhora da Conceição (São Vendelino ) - 20 horas
8 22/01: Posse dos padres Pedro Nicolau Schneider e Eduardo Luis Haas na Paróquia São João Batista (Montenegro) - 17 horas
8 23/01: Posse do Pe. Renato Krause na Paróquia São José (São José do Hortêncio) - 8 horas
8 24/01: Posse dos padres José Inácio Steffen e Rafael Groth na Cúria Diocesana - 17h30min
Amanda FetznerAssessora de Comunicação da Diocese de Montenegro
MITRA DA DIOCESE DE MONTENEGRO
Rua Assis Brasil, 1167
95780-000 - Montenegro/RS
Telefone: (51) 3632 3320 ou (51) 9172 2700