INFORMATIVO GERAL DA DIOCESE DE MONTENEGRO 6/1/2011


MEU PROJETO DE VIDA É LEVAR VIDA AOS QUE ME FOREM CONFIADOS

O dia 8 de janeiro de 2011 marcará a concretização de um projeto de vida idealizado desde criança por Fabiano Canal: ser padre. O convívio com sacerdotes desde a infância, tanto em Carlos Barbosa como no município de Feliz, foi o que incentivou a escolha, confirmada depois no Seminário.
Fabiano tem 27 anos, e é filho de Armando Canal (in memoriam) e Iracema Geremia Canal. A partir do dia 30 de janeiro, iniciará suas atividades presbiterais como vigário paroquial na Paróquia São Cristóvão, em Estrela.


Nome completo: Fabiano Emilio Canal

Paróquia de Origem: Santa Catarina (Feliz)

Atividades Pastorais: São Vicente de Paula (Porto Alegre), Santa Catarina (Porto Alegre), Santa Luzia (Canoas) e Imaculado Coração de Maria (Esteio)

Estágio paroquial: São José (Roca Sales)

Ordenação Diaconal: 06 de junho de 2010, em Estrela

Ordenação Presbiteral: 08 de janeiro de 2011, às 18 horas, na Paróquia Santa Catarina, de Feliz.

Missa solene: 09 de janeiro de 2011, às 9h30min, na Paróquia Santa Catarina, de Feliz.

Lema Sacerdotal: O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas. (Jo 10, 11)

Por que ser padre?

Minha família sempre foi muito próxima dos padres. Desde criança, tivemos contato com padres, especialmente quando morávamos em Santa Luiza, interior de Carlos Barbosa. Na época, o pároco de São Vendelino, Padre Izidoro Seidel, insistiu para que nos mudássemos para Feliz e ali a família trabalharia na chácara que pertencia a seus pais. Em 1989, nos mudamos para Feliz. Esse contato com os padres foi se tornando rotineiro, pois o Padre Izidoro trazia outros padres para visitar a casa. Geralmente nas férias trazia também alguns seminaristas. Na Feliz, estudei no colégio das irmãs (Escola Imaculado Coração de Maria) e ali havia um trabalho vocacional. Diversos grupos estiveram presentes na escola falando em vocação. Desde pequeno, dizia que queria ser padre. Eu sempre me impressionei com a facilidade de relação dos padres e religiosos com o povo em geral. Sempre achei interessante o trabalho realizado pelos padres, as visitas que faziam as famílias, o que pregavam. Este foi o fator determinante para ingressar no seminário no ano de 1998. O tempo de Seminário foi propício para discernir e aprofundar o sentido do ser padre.
             
O que espera do primeiro ano como sacerdote? 

 O tempo de Seminário e, especialmente, os últimos anos nos deixam com muitas expectativas para o trabalho. Sinto-me feliz e honrado em poder estar me colocando a serviço do Reino de Deus. Anunciar Jesus Cristo e seu projeto é o princípio, mas isto de acordo com a atividade que me será confiada. Hoje, como nunca, precisamos afirmar a opção de vida dada em Jesus Cristo, dirigida a todas as idades. Meu projeto de vida é levar vida aos que me forem confiados. Meu lema sacerdotal, “O bom pastor dá a vida por suas ovelhas” (Jo 10,11), quero vivê-lo intensamente, e não somente neste primeiro ano, ano em que ainda temos de "aprender’ a ser padre. Nossas comunidades de fé são um bonito testemunho desta doação e, por isto, quero me somar a eles. Estar e fazer-se com este povo é o objetivo para este início de ministério e como afirmação para a vida toda.

Agenda:

*07/01: Posse do Pe. Eduardo Schuster na Paróquia Nª Srª do Rosário (Teutônia) - 20 horas

*08/01: Ordenação Sacerdotal do Diácono Fabiano Canal (Feliz) - 18 horas

* 09/01: Primeira missa do Pe. Fabiano Canal (Feliz) - 9h30min

*11/01: Posse dos padres Carlos Roberto Vicente e Renato Klein na Paróquia São Sebastião (São Sebastião do Caí) - 20 horas

*16/01: Posse do Pe. Alíbio Fritzen na Paróquia Santo Inácio (Alto Feliz) - 20 horas.


Amanda FetznerAssessora de Comunicação da Diocese de Montenegro
MITRA DA DIOCESE DE MONTENEGRO
Rua Assis Brasil, 1167
95780-000 - Montenegro/RS
Telefone: (51) 3632 3320 ou (51) 9172 2700
www.diocesemontenegro.com.br