CAUSAS DE ALAGAMENTOS EM MONTENEGRO


Geóloga alerta para causas de alagamentos
Urbanização desenfreada, falta de espaços verdes e lixo nas ruas, são as principais causas dos alagamentos; gestos simples podem ajudar a reverter esse quadro

Todas as vezes que chove forte, quem vive nas cidades das regiões metropolitanas do Brasil enfrentam os alagamentos. De acordo com a geóloga e Maria da Graça Ferreira, esse problema é comum nas metrópoles por conta da urbanização desenfreada e de gestos considerados menores, para a maioria da população, como o de jogar no chão um papel de bala aparentemente inocente.

Esses são alguns dos fatores que segundo a geóloga dificulta a passagem da água. A falta de áreas verdes, livres do concreto, como os jardins, impede que a água da chuva se infiltre na terra.
As próprias construções e a pavimentação impede que a água infiltre. Não tem caminho para ela infiltrar então ela vai escoar superficialmente. Como a cidade é plana, e tem várias depressões, a água vai ficar empossada, explicou a geóloga.

No mundo de concreto e asfalto, a falta desses espaços também significa uma mudança no clima. O calor faz a água evaporar mais rápido e por isso chove mais. Só que quando chove quem mora na Região Metropolitana do Recife, por exemplo, é obrigado a enfrentar as ruas alagadas pela água da chuva.
A água não infiltra, então toda a água vai ser perdida para o mar. Os lençóis subterrâneos não estão sendo recarregados e isso cria um problema não só de abastecimento, mas pode provocar outros problemas na cidade, alertou Maria da Graça Ferreira.

Essa não é a única causa de alagamentos na Região Metropolitana. Outro grande problema é o lixo que a própria comunidade joga nas ruas. Por menor que seja o pedaço de papel ou de plástico, quando ele é jogado no chão ajuda a entupir os canais.
Imagine se cada pessoa jogasse na rua um papelzinho de bombom. Esses cuidados têm que ser tomados, pois quando a chuva acaba as ruas ficam lavadas porque a água carregou consigo todo esse material, explicou. É preciso a gente lembrar que as questões ambientais surgiram na vida das pessoas há pouco tempo, e muitas vezes elas não estão sensibilizadas para isso”, disse a geóloga.

Todo mundo pode colaborar para o fim ou, pelo menos, para a diminuição dos alagamentos. Primeiro é preciso parar de jogar lixo no chão, depois é preciso criar áreas verdes nas cidades. Um pequeno jardim na frente de casa já ajuda bastante para reverter essa situação.
FONTE: 360graus.com