INFORMATIVO ECOLÓGICO DE MONTENEGRO

RESULTADO DE ANÁLISE  RIO  DO CAÍ E ARROIO MONTENEGRO.

  LOCAL DE COLETA:  VIDE FOTOS
  DATA: 19/11/2010
  HORA: PONTO 0I    9,30 HS;  Ponto 02 – 9,10 hs  e  Ponto 03   8,50 hs
CONDIÇÕES DE COLETA: Água corrente menos no ponto 03..


  Rio dos Caí – Cais do Porto    01   Arroio Montenegro   02 Esgoto  Obstruído   03   (Arroio Montenegro)


  PONTO     DE COLETA
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
                                        Resultado e discussão

          ANÁLISE  DE  ÁGUA      Ponto  01      Ponto  02          Ponto  03
Ph          6,8          7,6             7,8
O2 dissolvido mg/l          8,0          8,0                4,0
Odor       N~ Perceptível   N~ Perceptível         Perceptível
Temperatura ºC          23,0          22,0              24,0
Ferro qualitativo      Não Presente    Não Presente           Presente
Cloreto total qualitativo      Presente      Presente           Presente
NH3 Tóxida      Não Presente     0,116 ppm         0,145 ppm
Nitrogênio Amoniacal - NH3      Não Presente     > 6,5  ppm        > 6,50 ppm
Sulfato total qualitativo      Não Presente      Presente           Presente
Fósforo total qualitativo        Presente  #      Presente  #            Presente  #
Óleo qualitativo     Não Presente   Não Presente          Não Presente
Formação de Espuma     Não Presente   Não Presente
       Indicativo.Sólidos Dissolvidos  
Cor método  Visual      Barrente     Esverdeada             Escura  
Dureza semi quantitativo     39,84 ppm      106,24 ppm           106,24 ppm
Turbidez NTU         30,00         15,00              50,00
Dureza qualitativo     Presente     Presente           Presente
Nitritos – NO3 ppm        1,75 ppm      >   1,0 ppm              2,8  ppm

# Pela coloração azulada acredita-se que esteja fora de parâmetro permitido
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. A TABELA 1 apresenta os resultados das variáveis físicas e químicas medidas nos pontos amostrados. Esses dados permitem classificar o ponto 1  dos mananciais como pertencentes à classe 2 (para NO2), e o pontos 2 pertencente à  classe 3 (para Fósforo, Nitritos e Nitrogênio Amoniacal (NH3 ) ) e o ponto 3   pertencente à classe 3 ( para  O2 dissolvido,Amõnia, Fosfato,,Nitritos, Cor, Odor, Sólidos em Suspensão e Água Estagnada) conforme Resolução nº357/2005 do CONAMA.
ESPUMA – Indicativo de sólidos em suspensão, matéria orgânica, esgoto,graxas, óleos e gorduras vegetais ou animais, são as maiores fontes de espuma na terra ou no mar.Carbonatos e bicarbonatos de sódio são igualmente causadores de espuma.




AVALIAÇÃO DA AMOSTRA DE ÁGUA DO RIO CAÍ E DO ARROIO MONTENEGRO  POR MEIO A ANÁLISE DAS ALTERAÇÕES DO CICLO CELULAR MITÓTICO,     UTILIZANDO O Allium cepa COMO ORGANISMO TESTE.

                            
                                       Teste citogenético

        Os testes de mutagenicidade têm por objetivo detectar e entender a ação de determinadas substâncias   denominadas genotoxinas sobre o organismo, com especificidade para ácidos nucléicos,    especialmente DNA. O termo genotóxico se refere às substâncias passíveis de causarem mutações no material genético.
Toda e qualquer alteração no DNA ou RNA que pode afetar qualitativa ou quantitativamente o gene, é considerada uma mutação e pode ser transmitida aos descendentes, se atingirem as células germinativas, gerando indivíduos com uma ou mais características genéticas diferentes. Existem ainda, evidências experimentais que sugerem o envolvimento das mutações somáticas em algumas doenças humanas, bem como no processo gradual e progressivo de envelhecimento.
          A ponta de raiz é freqüentemente a primeira parte de qualquer planta que entra em contato com substâncias químicas e poluentes presentes no sedimento ou na água. A observação do sistema de ponta de raiz da cebola, mostrou que esta planta é particularmente sensível aos efeitos prejudiciais de contaminastes do ambiente. O efeito bruto pode ser quantificado por medida de inibição de crescimento e desenvolvimento da raiz, ao passo que exame dos cromossomos das células individuais da ponta da raiz pode indicar possíveis efeitos mutagênicos .
           A avaliação da mutagenicidade de extratos orgânicos da água dos rios é de extrema importância visto que pode indicar o perigo potencial mutagênico e ou carcinogênico para a saúde dos indivíduos que vivem neste e local.
          O uso das respostas dos organismos é a base dos índices biológicos, nos quais os bioindicadores são espécies escolhidas por sua sensibilidade ou tolerância a vários parâmetros, como poluição orgânica ou outros tipos de poluentes. Os ensaios de aberrações cromossômicas (AC) e micronúcleos (MN) em células meristemáticas de radículas de Allium cepa, foram realizados de acordo com o protocolo estabelecido por Grant (1982), com algumas modificações, descritas abaixo. Sementes de cebola, dispostas em placas  forradas com papel filtro, foram submetidas à germinação nas diferentes amostras de águas coletadas, sendo utilizada uma placa para cada ensaio. Quando as radículas atingiram cerca de 2.0 cm de comprimento, elas foram coletadas e fixadas em ácido álcoolacético (3:1-v/v) por 24 h. Após a fixação, as raízes foram submetidas à coloração em reativo de Schiff. Para o preparo das lâminas, os meristemas foram recobertos com lamínulas e, suavemente, esmagados em uma gota de carmim acético (2%), para serem, analisadas. Foram selecionados e limpos bulbos de cebola para análise de números de radículas, crescimento diário em cm, cor, característica da amostra de acordo com uma amostra em branco.
                                                                                             
                                      
                                                                     RESULTADOS

   Ponto 1 – Apresentou pequenas alterações nos teste de germinação. Desenvolvimento das raízes apresentou pequenas alterações no números e medidas de tamanho. Na análise radicular alguns Micronúcleos alterados.
 É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.


 Ponto 2 -  A coloração escura (oxidação) da amostra  pode ser  pela presença de cobre ou pela urina . apresentou alterações no bulbo, aberrações cromossômicas, germinação de sementes abaixo do padrão, crescimentos radicular quase inexistente.
    É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Ponto 3 -  Análises fora das especificações , perigo de saúde pública. Amostra desenvolveu  larvas de mosquitos, odor, desenvolveu duas radiculares,aberrações cromossômicas (AC)  e  etc.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

A Resolução 257  de 29 de novembro de 2000 ,considerando que a saúde e o bem-estar humano podem ser afetados pelas condições de balneabilidade;
           Art. 1o Consideram-se ainda, como passíveis de interdição os trechos em que ocorram acidentes de médio e grande porte, tais como: derramamento de óleo e extravasamento de esgoto, a ocorrência de toxicidade ou formação de nata decorrente de floração de algas ou outros organismos e, no caso de águas doces, a presença de moluscos transmissores potenciais de esquistossomose e outras doenças de veiculação hídrica.

Art. 1o Para efeito desta Resolução são adotadas as seguintes definições

§ 2o A interdição e a sinalização, por qualquer um dos motivos mencionados no caput e no § 1o deste artigo, devem ser efetivadas, pelo órgão de controle ambiental competente

A Secretaria do Meio Ambiente deve sinalizar a saída  do Arroio Montenegro (Boca da Sanga) como proibido para pesca  e a desobstrução do esgoto canalizado. Os resultados citogenéticos é um indicativo de que os peixes ( lambaris,cascudos,  violas e outros )   estão possivelmente contaminados. Portanto é prejudicial ao ser Humano. 



      Montenegro, 26 de novembro de 2010.


                                                              João Luiz Pires Boos
                                                                   CRQ 05400123



    RESULTADO DE ANÁLISE  RIO  DO CAÍ E ARROIO MONTENEGRO.

  LOCAL DE COLETA:  VIDE FOTOS
  DATA: 29/11/2010
  HORA: PONTO 0I –  11:30hs  Ponto 02 – 11:18 hs
CONDIÇÕES DE COLETA: Água corrente  no ponto 0

                                        Resultado e discussão

         Rio dos Caí – Balneário    01
      Arroio Montenegro   02


  PONTO     DE COLETA
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.


          ANÁLISE  DE  ÁGUA      Ponto  01      Ponto  02
Ph          <6,8          7,2
O2 dissolvido mg/l          4,0          2,0 
Odor       N~ Perceptível    Perceptível
Temperatura ºC          24,0          24,0
Ferro qualitativo       Presente      Não Presente
Cloreto total qualitativo      Presente      Presente
NH3 Tóxida  ppm      0,01 ppm     0,059ppm
Nitrogênio Amoniacal - NH3      0,50 ppm       6,50 ppm
Sulfato total qualitativo      Não Presente      Presente
Fósforo total qualitativo        Presente       Presente 
Óleo qualitativo     Não Presente   Não Presente
Formação de Espuma     Não Presente       Presente
Cor método  Visual      Turva           Turva
Dureza semi quantitativo        25,56 ppm           53,12 ppm
Turbidez NTU         <15            <15
Dureza qualitativo         Presente           Presente
Nitritos – NO3 ppm         0,50 ppm         1,75  ppm
A TABELA 1 apresenta os resultados das variáveis físicas e químicas medidas nos pontos amostrados. Esses dados permitem classificar o ponto 1  dos mananciais como pertencentes à classe 2 (para O2), e o pontos 2 pertencente à  classe 3 (para O2 Dissolvido, Odor ,Nitrgênio Amoniacal, Nitritos, Espuama e Tensão superficial.) conforme Resolução Nº57/2005 do CONAMA.
ESPUMA – Indicativo de sólidos em suspensão, matéria orgânica, esgoto,graxas, óleos e gorduras vegetais ou animais, são as maiores fontes de espuma na terra ou no mar.Carbonatos e bicarbonatos de sódio são igualmente causadores de espuma.

Obs: Ambos os pontos apresentaram tensão superficial.





              TESTES  CITOGENÉTICOS  ALLIUM  CEPA



AMOSTRAS BRANCO RIO CAÍ ARROIO
Dias: 30/11   1,2,3,/12 30/11   1,2,3,/12 30/11   1,2,3,/12/
Raiz Tamanho – Média em cm         60,6 cm         33,50 cm        19,58 cm
Raiz Quantidade –Média Nº           35             16          9,83
Raiz Cor     Normal       Normal    Escurecidas
Bulbo Cor, Manchas     Normal        Normal    Manchas
Amostra Líquida Aparência     Normal       Turva    Esverdeadas
Amostra Odor, Oxidação     Normal       Sinais Oxidação    Precipitado
Germinação c/ 50 sementes Alface         48            38        32
Verificação  das  alterações  radiculares, quanto a crescimento, números, cor e análise  microscopicamente visíveis.
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
Verificação das células radiculares em microscópio:
Amostra dó Rio Caí apresenta algumas células com  micronúcleos alterados. Agora o Arroio Montenegro apresenta  células com esporos, bi nucleadas, não tenho certeza da avaliação de que na parte de divisão mitótica ( crescimento e desenvolvimento) as células apresentando a prófase ( cromossomos, filamentos de cromatina tornando-se cada vez mais grossos e curtos) com cromossomos isolados  e células em apoptose (morte celular – autodestruição.  Se formos observar o crescimento de raízes e a quantidade já temos um bom indicativo de que realmente estamos matando o nossos potência hídrico.

 Fonte: