MORRE EM PORTO ALEGRE ADVOGADO MONTENEGRINO FAMOSO



Aos 92 anos, morre em Porto Alegre o advogado criminalista Lia Pires



Morreu nesta madrugada no hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, o advogado criminalista Oswaldo de Lia Pires, 92 anos, em função de complicações após uma cirurgia. Na madrugada do dia 24 de dezembro, Lia Pires sofreu uma queda em seu quarto e fraturou o quadril.


Lia Pires era casado com Dinah Rockett Pires, 89 anos, com quem teve três filhos, Maria Luiza, já falecida, Ana Maria, 62 anos, e José Luiz, 61 anos. Deixou ainda oito netos, dos quais quatro já são falecidos, e três bisnetos.

Lia Pires é velado no Crematório São José e a cerimônia de cremação será  às 14h.

QUEM FOI OSWALDO DE LIA PIRES:
 

* Lia Pires nasceu em Montenegro, em 26 de março 1918.
* Formou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em dezembro de 1944.


* Foi professor de geografia no Colégio Júlio de Castilhos, atividade que, pelo acúmulo de serviço na advocacia, foi obrigado a suspender
* Começou a advogar pelas mãos do tio, o advogado Voltaire de Bittencourt Pires, dono de um famoso escritório na Capital.


* Casou-se com Dinah Rockett Pires, em 17 de maio de 1945, com quem teve três filhos.


* Defendeu personagens polêmicos, como o delegado Pedro Seelig, do Departamento de Ordem Política e Social (Dops), absolvido da acusação de participar do seqüestro do casal de uruguaios Lilian Celiberti e Universindo Díaz, em 1978.
* Na década de 1980, evitou que o ex-prefeito de Tramandaí Elói Braz Sessim, acusado de corrupção e desvio de dinheiro público, fosse parar na cadeia.


* Em agosto de 1990, atuou como defensor do então deputado estadual Antônio Dexheimer e ajudou a absolvê-lo da acusação de ter matado o colega de bancada (PMDB) José Antônio Daudt.



FONTE: DIÁRIO GAUCHO