INFORMATIVO GERAL DA DIOCESE DE MONTENEGRO 8/12/2010

            AS PESSOAS ESPERAM MUITO DO PADRE
            
A partir de sábado, dia 11 de dezembro, João Paulo Schäfer será o segundo filho de Arthur e Maria Sibila Schäfer a ser ordenado sacerdote. No total, são 14 irmãos, sendo João Pulo o décimo segundo.
            Após 12 anos trabalhando na Tramontina, empresa que possibilitou a conclusão dos estudos do Ensino Médio, ele decidiu seguir sua vocação e ingressou no Seminário São José de Gravataí, para o curso do Propedêutico, em 2002. Em 16 de janeiro, aos 39 anos, assumirá a função de pároco na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Poço das Antas.

Nome completo: João Paulo Schäfer
Paróquia de Origem: Comunidade São João Batista, Linha Rodrigues da Rosa (Barão)
Atividades Pastorais: Nossa Senhora da Natividade (Linha Francesa Alta/Barão), São Cristóvão (Estrela), Sagrado Coração de Jesus (Alvorada), São José (Sarandi/Porto Alegre), Senhor Bom Jesus (Triunfo)
Estágios paroquiais: Senhor Bom Jesus (Triunfo)
Ordenação Diaconal: 06 de junho de 2010, em Estrela
Ordenação Presbiteral: 11 de dezembro de 2010, na Comunidade São João Batista, em Linha Rodrigues da Rosa, de Barão
Missa solene: 12 de dezembro de 2010, na Comunidade São João Batista, em Linha Rodrigues da Rosa, de Barão
Lema Sacerdotal: “Vem e segue-me!” (Mt 19, 21)
            
Por que ser padre? 

Junto com meus pais, atuei cultivando a terra até os 18 anos, quando me mudei de Linha Rodrigues da Rosa para Carlos Barbosa, onde fui trabalhar na Tramontina por 12 anos. Em 1996, um dos meus irmãos foi ordenado padre, e foi um marco na vida da família. Também em 96, após quase 13 anos sem frenquentar a sala de aula, eu voltei a estudar, a convite da Tramontina. Na época, estavam modernizando a empresa e a maioria dos funcionários era vinda do interior, com no máximo a 8ª série do Ensino Fundamental, e em vez de substituir os funcionários, a empresa apostou na qualificação. O projeto inicial era concluir só o Ensino Fundamental. E nós, após concluir o Ensino Fundamental, pedimos o Ensino Médio. Durante o Ensino Médio, o então seminarista, hoje padre Vilson Schäfer, me motivou a entrar no Seminário.
             
O que espera do primeiro ano como sacerdote? 

Ser padre nos nossos dias é um desafio. Mesmo na nossa realidade, onde a grande maioria é germânica, vinda de uma história religiosa muito profunda, a gente sabe que estão dentro das nossas comunidades também as mais diversas religiões, e as pessoas esperam muito do padre. A experiência que tive, principalmente no ano passado e neste ano em Triunfo, uma cultura lusa, é que as pessoas não são muito de ir ao encontro do padre. É uma situação mais desafiadora do que com o povo germânico. Depois de nove anos de seminário, a expectativa é de dar o melhor de mim para a Igreja, não com o propósito de receber algo em troca, mas de colocar em prática aquilo que a Igreja me pede, que é servir o povo de Deus.

                                                         Pe.  João Paulo Schäfer


PASTORAL FAMILIAR TEM NOVA COORDENAÇÃO REGIONAL

A Diocese de Montenegro esteve presente na 10ª Assembleia Regional da Pastoral Familiar - Regional Sul 3 da CNBB, realizada no último final de semana, em Porto Alegre, representada por Fábio Alves, Paula Müller, João Carlos Sarmento e Eunice Cristina Sarmento.
Um dos pontos altos foi a palestra proferida pelo Assessor da Comissão para a Vida e a Família da CNBB e da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, Pe. Luiz Antonio Bento. A abertura do encontro ficou por conta de Dom Zeno Hastenteufel, bispo referencial da Pastoral Familiar do Regional.
Durante a Assembleia, aconteceu a troca da coordenação geral do Regional. Irineu Barbosa e Tereza, do Vicariato de Porto Alegre, assumiram as funções de Paulo e Inês Polleto, da Diocese de Caxias do Sul.
Estiveram representadas no evento as Dioceses de Passo Fundo, Erexim, Frederico Westphalen, Cachoeira do Sul, Santa Maria, Cruz Alta, Rio Grande, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório e Caxias do Sul, e os Vicariatos de Porto Alegre e Canoas.
           
           
            


CENÁCULO DE MARIA DEFINE COORDENAÇÃO 2011

Fernando Petry e Jair Hermes serão os coordenadores diocesanos do movimento Cenáculo de Maria em 2011. A escolha ocorreu durante o 15º Reencontro, realizado em novembro, no Colégio Santo Inácio, em Salvador do Sul. A atividade contou com a participação de 200 cenantes e 40 crianças, e teve como lema  Te Adoro Senhor!  Hoje Livre Sou !.
Na ocasião, também foram definidas as coordenações de área e de cada um dos 24 grupos de Cenáculo. Em 18 anos, o movimento realizou 53 retiros de formação na Diocese, com a participação de 5.099 pessoas. O grupo também auxilia a Diocese de Campo Mourão, no Paraná, para onde levou o Cenáculo em 2000. Para 2011, já estão marcados mais três retiros e o 16º Reencontro.

Conheça as coordenações de Área
Área de Bom Princípio: Astor Steffen e Gastão Specht
Área de Estrela: Alexandre V. Silva e Debora Jantsch
Área de Montenegro: Giovana Daudt e Jorge Pereira
 Área de Salvador do Sul: Liane Junges e Valdir da Silveira
Área de São Sebastião do Caí: Adilson de Lima e Alexsandro Oliveira
            Foto: 15º Reencontro
Amanda FetznerAssessora de Comunicação da Diocese de Montenegro
MITRA DA DIOCESE DE MONTENEGRO
Rua Assis Brasil, 1167
95780-000 - Montenegro/RS
Telefone: (51) 3632 3320 ou (51) 9172 2700
www.diocesemontenegro.com.br