Afonso Hamm participa de encontro com Associação Montenegrina de Fruticultores









O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), que preside a Frente Parlamentar da Fruticultura Brasileira, participou na noite de quarta-feira, dia 15 de dezembro, de encontro com integrantes da Associação Montenegrina de Fruticultores. O encontro foi realizado na sede da entidade, em Montenegro.

Na oportunidade, o deputado agradeceu o apoio que teve no município quando obteve 300% de crescimento em votação. Hamm destacou a importância da fruticultura para o desenvolvimento do país, que além de contribuir com a economia, gera empregos e renda.

Durante o encontro o presidente da Associação, João Carlos Schimitz apresentou um projeto para a construção em sede própria da Unidade de Beneficiamento de Frutas no município e que atenderá a produção de toda região. O projeto está orçado em R$ 10 milhões para construção em uma área de oito mil metros quadrados. Ele argumentou que a intenção é ampliar o processamento das frutas cítricas produzidas pelos associados e demais produtores da região do Vale do Caí. Atualmente, apenas 20% da produção são absorvidas pelo mercado mais exigente, devido aos limites de processamento.

A bergamota montenegrina é o principal produto produzido pela Associação que tem como uma de suas principais metas a oferta de frutas de mesa de excelente qualidade para todo o território nacional. As frutas cítricas cultivadas no Vale do Rio Caí tem um sabor diferenciado devido ao excelente equilíbrio acidez/açúcar proporcionado pela combinação de solo e clima da região.

A Unidade de Beneficiamento, que será dotada de câmaras frias e máquinas de classificação para produzir 15 toneladas por hora, terá como parceira a Prefeitura, conforme anunciou o vice-prefeito Marcos Gilberto Leipnitz, que entrará com o terreno. O presidente da Câmara de Vereadores, José Alfredo Schimit, também anunciou que a Câmara será parceira dessa proposta.

Parcerias
Hamm comentou que a intenção agora é de buscar outras parcerias para a concretização da Unidade, como a busca de apoio com agências financeiras. “O setor da citricultura vive um momento especial com a safra que surtiu resultados positivos. Com a instalação da unidade, a proposta é de agregar maior valor, aumentar a produção e remunerar melhor o citricultor”, salienta Hamm que a intenção é de fortalecer a comercialização.
O setor da citricultura representa mais de 15% da produção de frutas cítricas do Rio Grande do Sul. São 42 mil hectares plantados no Estado.
A reunião também contou com a presença de mais integrantes da Associação e Valtair Niemair, da Ceasa.