Prefeitura de Montenegro e Amoga iniciam esterilizações de animais de rua

Parceira entre Prefeitura e Amoga inicia esterilizações de animais de rua
 

Parceria irá esterilizar animais de rua da cidade
 
Teve início efetivo o projeto de castração de animais de rua realizado a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Montenegro e a Associação dos Montenegrinos Guardiões dos Animais (Amoga). O primeiro animal a ser esterilizado foi uma cadela de quatro meses sem raça definida. Ela foi castrada na tarde de hoje (16), no consultório da veterinária Mirene Machado. Estimativas dão conta que existem cerca de 1.500 animais de rua no município.
 
A parceria entre a Administração Municipal e a Amoga prevê um repasse de R$ 5.000,00 reais mensais, durante seis meses, para a realização das cirurgias. Este projeto é muito importante e já pensamos em renovar o contrato, afirma o prefeito Percival de Oliveira. A previsão é de que 42 animais sejam esterilizados por mês. Entendemos que o problema de animais de rua é uma questão de saúde pública, destaca o vice-prefeito Marcos Griebeler.
 
A presidente da Amoga, Ana Luiza Kimura, destaca que um chip é implantado nos animais castrados, facilitando a identificação dos mesmos posteriormente. Como os animais voltam para rua após a cirurgia, a implantação deste chip é muito importante, reforça. Atualmente a Amoga está buscando junto ao Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema) um aditivo de R$ 15,00 por animal castrado no atual contrato com a Prefeitura. O valor é referente ao preço de um chip.
 
Mirene Machado e a também veterinária, Denise Puzyna, explicaram ao prefeito e ao vice-prefeito como a cirurgia será realizada e também como é feita a implantação do chip. Normalmente os animais são liberados no mesmo dia em que a cirurgia é realizada, destaca Mirene. Segundo a presidente da Amoga, a cadela que passou pela cirurgia no dia de hoje será doada após de recuperar.