INFORMATIVO GERAL DA DIOCESE DE MONTENEGRO 13/11/2010

POR ONDE NAVEGA A JUVENTUDE DA DIOCESE DE MONTENEGRO?

Esta é a pergunta que motiva o Observatório Juvenil do Vale, da Unisinos, que está realizando uma pesquisa sobre a religiosidade da juventude da Diocese de Montenegro. O material produzido dará embasamento teórico e empírico para a Diocese e sociedade em geral conhecer o que pensa e por onde anda a juventude da região. Na Diocese de Montenegro, são 57 mil jovens com idade entre 15 e 29 anos.

Saber por onde navega, religiosamente, a juventude desta diocese é interesse de todos: educadores, padres, pastores, pais e mães e os próprios jovens. Interessa a todos porque sonhamos com uma juventude sempre mais feliz, e saberemos construir, juntos, esta felicidade, sabendo por onde andam as preocupações e os sonhos dos jovens, destaca José Silon Ferreira, estudante de Ciências Sociais e que está coordenando a pesquisa junto do professor Ilário Dick, da Unisinos.

Conclusão prevista para fevereiro de 2011

Serão aplicados 550 questionários, distribuídos segundo a população juvenil dos municípios das cinco áreas pastorais (Montenegro, Salvador do Sul, Estrela, São Sebastião do Caí e Bom Princípio). Grupos de Jovens e voluntários estão desenvolvendo o trabalho, sob a coordenação do Observatório Juvenil do Vale.

A conclusão da pesquisa está prevista para fevereiro 2011. No momento, está sendo finalizada a aplicação dos questionários, e já foi iniciada a tabulação dos dados para a análise das primeiras leituras. Teremos, logo em seguida, a fase dos grupos focais. Nestes grupos, queremos trazer algumas leituras encontradas nos questionário e problematizá-las nos pequenos grupos ,observa José Silon.

Outras informações com José Silon Ferreira (81078220 / 97399182 / silonf@hotmail.com)


PASTORAL URBANA É TEMA DE ENCONTRO DOS PRESBÍTEROS

Foi um evento muito produtivo, que ampliou os horizontes resumiu o bispo de Montenegro, Dom Paulo De Conto, sobre o Encontro Regional de Presbíteros do Rio Grande do Sul, realizado de 8 a 11 de novembro, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI), em São Leopoldo.
A atividade reuniu 86 padres do Estado, das 18 dioceses gaúchas, e propôs uma reflexão sobre O Presbítero e a Pastoral Urbana .O tema foi debatido com a assessoria do padre Joel Portella Amado, da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
No encontro, ocorreu a escolha da nova coordenação da Comissão Regional dos Presbíteros, que será presidida por Pe Moisés Dalcin, da Arquidiocese de Porto Alegre. O vice-presidente é Pe. Astor Backes, da Diocese de Santa Cruz do Sul. Pe. Gil Raul Pereira Júnior, da Diocese do Rio Grande, é o primeiro secretário, e Pe. Aldecir Corassa, da Diocese de Cruz Alta, o segundo secretário.
Além de Dom Paulo, que é bispo referencial para os presbíteros do Rio Grande do Sul, a Diocese de Montenegro esteve representada pelos padres Ademar José Ströher, Diogo José Werner, Ercílio José Bohn e Roberto Heming.

Foto: Encontro Presbíteros - Ass Diocese NH
Crédito: Assessora de Comunicação da Diocese de Novo Hamburgo/Dorcelina Gomes


CONSELHO ECONÔMICO TEVE ÚLTIMO ENCONTRO DO ANO

Os integrantes do Conselho para Assuntos Econômicos da Diocese (CAED) realizaram, dia 9 de novembro, a última reunião ordinária do ano. O encontro foi festivo e reuniu também as esposas dos conselheiros para um jantar de confraternização, na Cúria. A atividade iniciou com uma oração, conduzida pelo bispo Dom Paulo De Conto.
Após a leitura da ata da última reunião, o vigário geral e ecônomo da Diocese, Pe. José Inácio Steffen, apresentou a prestação de contas deste ano e falou sobre orçamentos. Também foram abordados temas como investimentos, auditoria e as reuniões sobre contabilidade realizadas em cada área no mês de outubro.
Por fim, foram agendadas as reuniões para 2011. O próximo encontro será no dia 15 de março, às 19 horas, novamente na Cúria. O Conselho é formado pelo bispo Dom Paulo, Pe. José Inácio Steffen, Pe. Diogo José Werner, Pe. Paulo Puhl, Pe. Pedro Nicolau Schneider, Castor Luiz Becker, Darcisio Inácio Braun, Jacy Arnaldo Mörschbächer, Liro Oscar Caspary, Nicolau Alvísio de Oliveira e Placídio Luiz Kunrath.

Foto: CAED

Amanda FetznerAssessora de Comunicação da Diocese de Montenegro
MITRA DA DIOCESE DE MONTENEGRO
Rua Assis Brasil, 1167
95780-000 - Montenegro/RS
Telefone: (51) 3632 3320 ou (51) 9172 2700
www.diocesemontenegro.com.br