Mamámóvel inicia trabalho em Montenegro


Prefeito Percival de Oliveira, vice-prefeito Marcos Griebeler e secretária municipal da Saúde, Ana Maria Rogrigues, durante lançamento do Mamamóvel
 
Iniciou na manhã de hoje (09), os trabalhos do Mamamóvel, caminhão equipado com mamógrafo, que circula pelo interior do Estado, facilitando o acesso das mulheres ao exame de mamografia. O veículo está estacionado no pátio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e chegou ao município graças a uma parceria entre o Governo do Estado e o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA).
 
O Mamamóvel realizará 160 exames de mamografia para Montenegro, Pareci Novo, Maratá e Brochier. A secretária municipal da Saúde, Ana Maria Rodrigues, destaca que mensalmente o município disponibiliza 100 mamografias através do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Caí (CIS – Caí). Há uma grande demanda para este tipo de exame. Estou muito contente com a parceria, afirma.
 
Segundo a diretora de Ações em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde, Sandra Sperotto, o câncer de mama é o câncer que mais causa a morte mulheres no Rio Grande do Sul. O prefeito Percival de Oliveira destacou a importância de apostar cada vez mais na saúde preventiva e citou o Prêmio Gestor Público ganho pelo município na área da saúde. Trabalhos de saúde preventiva estão tendo excelente resultados no município, completa.
 
A equipe do veículo é composta por uma enfermeira, um técnico e um voluntário do IMAMA que será responsável por levar palestras e oficinas de conscientização, prestando um atendimento humanizado especial. O veículo ficará na cidade até o dia 12 de novembro.