Hospital Montenegro e Lar do Menor de Montenegro pedem socorro

Hospital Montenegro e Sociedade Beneficente pedem socorro na
Câmara de Vereadores


As dificuldades da Sociedade Beneficente Espiritualista, mantenedora do Lar do
Menor e do Hospital Montenegro (HM) levaram representantes das entidades à Câmara de Vereadores. O objetivo: solicitar reforço financeiro. As reuniões aconteceram na manhã de quinta-feira (25), inicialmente com a Sociedade Espiritualista, acompanhada pelo Secretário de Educação do Município, Renato Kranz. Foi pedido o repasse de trezentos mil reais para cobrir o déficit da Sociedade, responsável pela administração de várias creches na cidade, ofertando centenas de vagas às crianças.
A maior preocupação do presidente, Lino Andrighetti, é com o pagamento do
décimo terceiro salário dos funcionários. Segundo ele, atualmente a entidade não possui recursos disponíveis para esta finalidade. Foi reivindicado também maior equilíbrio entre o que é gasto e as verbas repassadas pela Prefeitura para manter as crianças nas creches. O Secretário alegou que este ano houve aumento real de 28 mil reais. Entendo a carência da mantenedora das creches. Porém, não teríamos como conseguir uma verba adicional de trezentos mil reais do atual Orçamento, argumentou. Os vereadores apontaram que neste ano existe a possibilidade da sobra orçamentária da Câmara que pode ser remanejada, liberando recursos, os Vereadores colocaram a preocupação com alguma falta em 2011, quando talvez não haja esta alternativa.


Hospital Montenegro : DÉFICIT DE 300 MIL




A reunião seguinte foi com uma comitiva do Hospital Montenegro, também
explanando dificuldades orçamentárias. Carlos Aguiar, superintendente interino, explicou que a situação da entidade melhora a cada dia, mas que nesta época a situação se complica em razão do pagamento do décimo terceiro salário aos funcionários. O HM vem recuperando sua credibilidade. A equipe da Emergência é composta pelos mesmos médicos que também atendem pela Unimed, revelou.
Segundo ele, com o novo contrato foi possível reduzir de 106 para 84 mil reais
o valor do contrato na Emergência. Outra notícia boa: vai passar de dez para dezenove a quantidade de leitos da ala psiquiátrica, graças à parceria com o Município, que está repassando mais 50 mil reais por mês.
Embora detalhando medidas que resultaram em melhorias, Aguiar ainda colocou a necessidade de um aporte adicional de 300 mil reais. Caso a Câmara, disponibilize sobra orçamentária do seu Orçamento, que pela Prefeitura, seria destinada ao pagamento dos salários de dezembro e do décimo terceiro.
A decisão da Câmara deverá ser anunciada no inicio da próxima semana.