Vereador Schmitz propõe Semana Municipal do Idoso em Montenegro

Vereador Schmitz propõe Semana Municipal do Idoso  
       
Com o propósito de promover qualidade de vida aos idosos, com ações de saúde, educação, cultura, esporte e lazer, o Presidente da Câmara de Vereadores José Alfredo Schmitz (PPS) apresentou o projeto de lei 013/10, que institui a Semana Municipal do Idoso em Montenegro.
      Na pauta de votações da sessão de quinta-feira (28), a matéria foi analisada na Comissão Geral de Pareceres (CGP). Os vereadores apresentaram uma emenda ao texto original.
      Schmitz comenta que o projeto visa integrar o idoso com diversas atividades voltadas para os grupos de convivência, inclusive programas de preparação para o envelhecimento saudável. nicialmente havia a proposta de que a Semana Municipal do Idoso fosse realizada pelo Clube Maturidade Ativa, do SESC. Porém, durante a discussão, os Vereadores entenderam a importância de haver a união da iniciativa privada com o Poder público, argumenta o vereador, citando ainda que com a aprovação seja possível, inclusive, prever a aplicação de recursos da Prefeitura às atividades realizadas na última semana de setembro.
      No Brasil, a lei federal 11.433, de 28 de dezembro de 2006, definiu que o Dia Nacional do Idoso seja celebrado dia 1º de outubro de cada ano.  Na avaliação do Presidente da Câmara, a data possibilita reflexão a respeito da situação do idoso no país, seus direitos e dificuldades, levando-se em conta que a população mundial vem ficando cada vez mais velha. Além da promoção da saúde física e mental do idoso, é preciso ressaltar sua importância como fonte de experiências e o seu papel na construção de uma sociedade com mais qualidade de vida, conclui o autor do projeto.
  Na mesma noite os Vereadores votam também matéria possibilitando a contratação de médico para atuar no programa de Saúde Prisional, desenvolvido na Penitenciária Modulada de Pesqueiro. Os recursos são do governo federal.