A professora Paula Regina de Vargas, que leciona Artes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Adolfo Schüler, em Montenegro foi agraciada com o Prêmio Victor Civita * Educador Nota 10


O secretário de Educação e Cultura de Montenegro, Renato Kranz, acompanhado da professora Paula Regina de Vargas

Mais uma vez, a rede municipal de ensino de Montenegro foi reconhecida nacionalmente. Desta vez, a professora Paula Regina de Vargas, que leciona Artes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Adolfo Schüler, foi agraciada com o Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10. O troféu foi entregue na noite desta segunda-feira (18), em São Paulo. Paula compareceu ao evento acompanhada de seus familiares, juntamente com o secretário municipal de Educação e Cultura, Renato Kranz e a diretora da escola em que leciona, Leila Regina de Oliveira. No total, foram dez projetos premiados. A professora Silvia Ulisses de Jesus, de Belo Horizonte (MG), foi escolhida como Professora do Ano e receberá um curso de pós-graduação.

Por ser uma das dez finalistas, Paula também recebeu um prêmio de R$ 15.000,00. A professora desenvolveu o projeto na área de artes com o nome Eu não sei desenhar *Vendo, conhecendo e recriando árvores. O trabalho foi realizado entre os meses de setembro e dezembro de 2009, envolvendo alunos do 1º ano. O objetivo do projeto foi de mudar a visão do estereotipo dos desenhos das crianças, buscando fugir dos desenhos padrões com casas, montanhas e sol, conta. Paula é formada em Artes Visuais na Universidade do Estado do Rio Grande do Sul e concorreu pela segunda vez ao prêmio.

É muito importante receber este reconhecimento do trabalho realizado em sala de aula, afirma Paula, que dá aulas para turmas do 1º ao 5º ano. Ela realizou seu trabalho durante as horas nas quais os professores faziam o planejamento de suas aulas. O objetivo é implantar mais projetos deste tipo no horário em que os professores fazem seus planejamentos, destaca Renato Kranz. O prêmio que Paula recebeu é o resultado do trabalho pedagógico e competente realizado nas escolas do município, lembrou. “Com isso, qualificamos ainda mais a nossa educação, frisou. Além disso, também valoriza o dia-a-dia da comunidade e incentiva futuros projetos, lembrou a diretora Leila Regina de Oliveira.

O Prêmio Victor Civita * Educador Nota 10 é uma iniciativa da Fundação Victor Civita que visa identificar, valorizar e divulgar experiências educativas de qualidade, planejadas e executadas por professores, diretores e coordenadores pedagógicos em escolas de ensino regular. Neste ano, o prêmio registrou 3.400 inscrições, vindas de todos os estados do país, de instituições públicas e privadas. Ao longo de dois meses, 11 selecionadores avaliaram projeto por projeto até preparar a lista dos vencedores. Paula permanece em São Paulo até sexta-feira (22), onde participa de um seminário internacional, dentro da Semana da Educação, promovida pela Fundação Victor Civita.