MITRA DA DIOCESE DE MONTENEGRO 29.10.2010

PASTORAL DA SAÚDE PLANEJA AÇÕES PARA 2011


A coordenação diocesana da Pastoral da Saúde esteve reunida nesta quinta-feira, dia 28 de outubro, com o objetivo de programar os trabalhos para o ano que vem. O encontro ocorreu na Cúria e contou com a presença do assistente da Pastoral Social, Pe. Eduardo Schuster, do vigário geral da Diocese, Pe. José Inácio Steffen, e do bispo diocesano, Dom Paulo De Conto.
Além de projetar possíveis datas para reuniões, assembleia e encontros de formação, o grupo também avaliou as atividades realizadas em 2010, visando ampliar o trabalho da Pastoral na Diocese. Em homenagem aos cinco anos em que ficou à frente da coordenação diocesana, a Irmã Regina Sidegum recebeu o agradecimento dos novos dirigentes e um presente simbólico de gratidão.

Conheça a nova coordenação da Pastoral da Saúde
Diocese: Maria Liane e Rudi José Friedrich
Área Bom Princípio: Ereni de Ávila Pereira
Área Montenegro: Regina dos Passos
Área Salvador do Sul: Teresinha Maria Lautert
Área São Sebastião do Caí: Roque Lotário e Maria Leoni Bohn
Área Estrela: a ser definido





Fotos: Pastoral da Saúde 28-10-10
           Liane e Irmã Regina - Liane Friedrich (E) entrega presente para Irmã Regina, que deixa a coordenação diocesana



DIOCESE PARTICIPA DA SEMANA NACIONAL DE LITURGIA


Comunicação na Liturgia foi o tema debatido na 24ª Semana Nacional da Liturgia, realizada de 18 a 22 de outubro, no Centro de Pastoral Santa Fé, em São Paulo. A Diocese de Montenegro foi representada pelo assessor de Liturgia, Pe. Rafael Luís Groth, e por quatro pessoas leigas.
Para Marta Caspari, de Bom Princípio, este foi mais um desafio vencido. Compreendi que temos que ser protagonistas na liturgia e na vida da comunidade, disse, destacando momentos marcantes como as palestras, as partilhas dos grupos e a vivência dos laboratórios litúrgicos. Com certeza, chegando à paróquia, quero começar em mim esta melhora, fazendo com que a liturgia comunique cada vez mais o mistério de Deus às pessoas, observou Inésia Maria Kaspary, de Bom Princípio.
Da mesma cidade, Suely Reuse disse que participar do evento foi um banho no mistério de Deus que me inspira e me faz entrar no mistério do mundo, porque o Mistério Pascal acontece no mundo e aí devo situar-me, como fermento em meio à massa. Iara Beschorner, de Estrela, afirma que a Semana a incentivou a apaixonar-se cada vez mais pela liturgia. Em mim fica o desafio de cada vez mais buscar formação a fim de fazermos de nossas celebrações a vivência do Mistério Pascal.
Em nome de todos os participantes, Pe. Rafael agradece à Diocese a oportunidade de fazer parte deste momento de crescimento e formação. Esperamos ajudar no que for possível para tornar nossa liturgia cada vez mais comunicadora do Mistério de Deus.

Foto: Semana Liturgia - Pe. Rafael Groth e demais representantes da Diocese de Montenegro no evento


DNJ REÚNE MAIS DE 500 JOVENS


Há 25 anos, o Dia Nacional da Juventude (DNJ) é uma forma de mostrar a fé, a força e o comprometimento dos jovens, dissociando a imagem da juventude de uma realidade de drogas e violência. No último domingo, dia 24 de outubro, a Diocese de Montenegro se mobilizou novamente, e mais de 500 jovens se encontraram no Seminário São João Maria Vianney, em Bom Princípio.
A acolhida dos participantes ocorreu com cantos coreografados. Depois, todos caminharam até a Igreja Matriz, onde foi celebrada missa. Em assembleia, os jovens relembraram as atividades realizadas durante o ano e projetaram ações para 2011. O almoço foi organizado de maneira comunitária, motivando a partilha.
Durante a tarde, foram promovidos jogos de integração e ainda houve uma caminhada pelas ruas do Centro da cidade, proclamando Jesus Cristo à comunidade. O encerramento do encontro aconteceu no Parque Municipal de Bom Princípio.
            Fotos: DNJ 24-10-10 (1) / DNJ 24-10-10 (2) / DNJ 24-10-10 (3)
            Crédito: Dionéia Persch/Jornal Primeira Hora




















Agenda:
* 30/10: Reunião diocesana do Curso de Liderança Juvenil * CLJ (Cúria) - 9h30min
              Crismas na Paróquia São João Batista (Montenegro) * 17 horas
* 03/11: Reunião do Clero - Área São Sebastião do Caí (Hamornia) - 8h30min
              Reunião do Clero - Área Bom Princípio (Vale Real) * 15 horas
* 04/11: Reunião do Clero - Área Montenegro (Montenegro/Paróquia São João Batista) - 9 horas
              Reunião do Clero - Área Estrela (Bom Retiro do Sul) * 15 horas
*05/11: Reunião do Clero - Área Salvador do Sul (Brochier) * 8h30min

Amanda FetznerAssessora de Comunicação da Diocese de Montenegro
MITRA DA DIOCESE DE MONTENEGRO
Rua Assis Brasil, 1167
95780-000 - Montenegro/RS
Telefone: (51) 3632 3320 ou (51) 9172 2700
www.diocesemontenegro.com.br