Coletiva analisa desenvolvimento de Montenegro segundo o IDESE


Marcos Griebeler e Percival de Oliveira analisaram resultados obtidos no IDESE 

A Administração Municipal recebeu com muito entusiasmo a informação de que Montenegro ocupa a 16ª posição do ranking de desenvolvimento do Estado. Os números do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE), referentes ao ano de 2007, foram divulgados semana passada pela Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser. De acordo com a pesquisa, 16 cidades do Estado foram consideradas de alto desenvolvimento, com IDESE igual ou superior a 0,8. Em 2006, apenas dez cidades alcançaram este índice. O assunto foi abordado durante coletiva de imprensa, na manhã desta quinta-feira (14), com a presença do prefeito Percival de Oliveira e do vice-prefeito Marcos Griebeler.

O IDESE é um índice que abrange um conjunto amplo de indicadores sociais e econômicos classificados em quatro blocos temáticos: educação; renda; saneamento e domicílio; e saúde. Ele tem o objetivo de mensurar e acompanhar o nível de desenvolvimento do Estado, de seus municípios e dos Coredes, informando a sociedade e orientando os governos (municipais e estadual) nas suas posições socioeconômicas. 

Os números variam de zero a um e, assim como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), permite que se classifique o Estado, os municípios ou os Coredes em três níveis de desenvolvimento: baixo (índices até 0,499), médio (entre0,500 e 0,79) ou alto (maiores ou iguais a 0,800). Dos números referentes a 2007, com exceção de saneamento (0,612), todos ficaram acima de 0,800, o que significa melhor pontuação em saúde (0,892), educação (0,876) e renda (0,818). 

Estamos elaborando o Plano Municipal de Saneamento Básico. Até o final do ano ele deve estar pronto, anunciou Percival de Oliveira. Para o chefe do Executivo, a realização deste plano, juntamente com a vinda das novas empresas para a cidade, irá contribuir para elevar a posição da cidade nos próximos anos. Na saúde, foi onde alcançamos os melhores índices” comemora Marcos Griebeler. O vice-prefeito lembrou dos investimos realizados pelo Executivo no Hospital Montenegro. Desde 2005, já investimos mais de R$ 14.987.000,00 na instituição, informou.

Se não houvesse planejamento, não conseguiríamos estar tão bem colocados, afirmou Percival. Com certeza, os números mostram que estamos no caminho certo, finalizou.


Comentários