Saúde Mental foi tema de encontro regional em Montenegro



Vice-prefeito, Marcos Griebeler, destacou a importância do encontro

Durante toda esta quarta-feira (22), o Teatro Roberto Atayde Cardona foi palco de debates e palestras relacionados ao tema da saúde mental. Com o tema *Diversidade, desafios e possibilidades*, o 8º Fórum Itinerante Microrregional de Saúde Mental discutiu como os municípios do Vale do Caí trabalham a questão da saúde de mental e como eles estão preparados para melhor atender seus pacientes. O encontro também abordou a melhor maneira de trabalhar a dependência química e a saúde mental adulta e infantil na região.

*Os principais objetivos do fórum são discutir a saúde mental na sua diversidade, no dia a dia dos municípios*, destaca o coordenador do CAPS de Montenegro, Daniel Giron Azevedo. *Neste evento, os municípios podem compartilhar suas experiências*, enfatizou a secretária municipal da Saúde, Ana Maria Rodrigues. Ela também lembrou dos encontros de capacitação em saúde mental que ocorrem no município. *Em breve, estaremos realizando a quarta etapa, disse.

*A instalação do CAPS em nossa cidade trouxe uma nova realidade para a nossa população*, lembrou o vice-prefeito Marcos Griebeler, em seu discurso. *Estamos realizando novas contratações e ampliando o número de atendimentos*, anunciou. Griebeler finalizou seu discurso defendendo a regulamentação da PEC-29 que estabelece os percentuais que Estado e União devem aplicar em saúde. Após os discursos das autoridades, foram realizadas duas palestras. Já na parte da tarde, serão realizados trabalhos em grupos.

O Fórum de Saúde Mental ocorre de forma itinerante. Em 2009, ele foi realizado em São Sebastião do Caí. É uma promoção da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (AMVARC) e o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Caí (CODEVARC), em parceria com a Prefeitura de Montenegro.