Ginásio do PPV Programa de Prevenção da Violência em Montenegro



Ginásio do PPV é entregue à comunidade


Autoridades prestigiaram evento, na manhã desta terça-feira (14)

A comunidade do bairro Senai recebeu oficialmente na manhã de hoje (14), o Ginásio do Programa de Prevenção da Violência (PPV). Em cerimônia realizada no próprio ginásio, localizado na rua Juvenal Alves de Oliveira, foi assinado o termo de cedência e entrega do bem ao município. Uma extensa programação foi programada para comemorar o novo espaço destinado à comunidade.

O presidente do PPV de Montenegro e representante da Central Única das Favelas (CUFA), Rogério dos Santos, destaca que o local será aberto para vários eixos, tais como saúde, educação e cultura. O ginásio possui uma quadra poliesportiva e multiuso, banheiros e quatro salas, além de um palco. *Este é um espaço para o desenvolvimento cultural, intelectual e comunitário*, afirma Santos. Ele lembra que o ginásio foi entregue totalmente equipado e será administrado por uma Comissão.

Uma das quatro salas do ginásio, será disponibilizado para o programa Primeira Infância Melhor (PIM). A secretária da Saúde do município, Ana Maria Rodrigues, comemora a possibilidade de utilização do local para a área da saúde. “Além do PIM, podemos realizar grupos de saúde e palestras aqui. Este é um espaço diferenciado”, afirma a secretária. Ela ressalta que o PPV é uma política integrada à saúde e que este novo ginásio é uma grande ação de cidadania.

Também esteve presente na cerimônia de entrega do ginásio a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. Ela reforçou a ideia de que o PPV serve para interagir e articular entidades, o Estado e o município com ações nas mais diversas áreas. “Buscamos promover uma cultura de paz”, garante a secretária. Arita enfatiza que esta cultura da paz só pode ser atingida a partir de ações múltiplas e com a intersetorialiedade de eixos como cultura, educação, saúde, esportes e segurança.

A secretária estadual da Saúde também destacou a força das iniciativas civis como o Movimento Montenegro Contra o Crack (MCC) e da importância do PIM. *A cultura de não-violência deve vir de dentro de casa*, ressalta. Arita lembrou ainda que a ocupação sadia das crianças e adolescentes é importante para o futuro da sociedade. O secretário municipal de Educação e Cultura, Renato Kranz, representou o prefeito Percival de Oliveira no evento e destacou a importância dos investimentos em educação. *35% da execução orçamentária do município de Montenegro é destinada à educação*, concluí Kranz.