Queima dos galhos da acácia debatida na Câmara de Vereadores de Montenegro



Nova lei sobre queima dos galhos da acácia debatida na Câmara com produtores da região
Na tarde de quarta (25), no plenário da Câmara Municipal, os vereadores José Alfredo Schmitz (PPS) e Ari Müller (PDT), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais promoveram reunião com aproximadamente sessenta pessoas, dentre produtores, integrantes de Prefeituras da região e entidades. O objetivo foi repassar orientações quanto à portaria emitida em conjunto pelas Secretarias do Meio Ambiente e da Agricultura do Estado, em 23 de março de 2010, que autoriza a queima controlada nas plantações de acácia negra como medida fitoterápica para a erradicação do cascudo serrador.

Schmitz e Ari destacaram que, conhecendo melhor a técnica, os produtores poderão utilizá-la sem o risco de sofrerem penalidades. O diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Rafael Ferreira, afirmou enfaticamente que o fogo somente é permitido, como medida fitossanitária, para o controle do cascudo serrador. Ferreira admitiu falta de comunicação e orientações aos produtores sobre a portaria. “Sempre autorizamos quando a queima ocorre em galheiras e em leiras, jamais em toda área plantada”, esclareceu.

O presidente do Sindicato Rural, Romeu Esswein, lamentou que os produtores da região venham tendo dificuldade de conseguir autorização para a queima dentro dos padrões exigidos. Ferreira foi taxativo: se todos cumprirem as determinações legais, sempre será concedida. O diretor do Defap salientou que a portaria foi emitida para facilitar a sociedade e preservar o meio ambiente, reconhecendo a importância da acácia negra.

Segundo Alexandre Scheifler, da Fetag, a legislação é positiva como medida fitossanitária. Ainda abordou detalhes sobre sua execução, como o preenchimento de formulários.