Queima controlada nas plantações de acácia em discussão na Câmara de Vereadores de Montenegro


Queima controlada nas plantações de acácia em discussão na Câmara
Atendendo a requerimento dos vereadores Ari Müller (PDT) e José Alfredo Schmitz (PPS), a Câmara de Vereadores promove reunião para discutir a questão da queima de acácia. Será nesta quarta (25), a partir das 14 horas, no plenário.

O evento é uma parceria da Câmara com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Deverão participar a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura de Montenegro, Sindicatos Rurais, Associação de Fruticultores, Associação de Produtores Rurais do Vale do Caí, Emater, Ecocitrus e FETAG.

Segundo Schmitz e Ari, o objetivo é trazer esclarecimentos sobre o Código Florestal, em especial sobre as alterações no anexo I, da Portaria Conjunta SEMA/SEAPA nº 017, de 23 de março de 2010, quanto à regularização da queimada controlada nas plantações de acácia negra como medida fitossanitária para o controle do cascudo-serrador.

Ari observa ainda que a principal queixa dos agricultores diz respeito à liberação da queima do galho proveniente da colheita da acácia. *Até onde temos conhecimento, vários municípios permitem o uso da técnica. No entanto, em Montenegro e municípios vizinhos isto não vem acontecendo, o que prejudica a limpeza do terreno para um novo plantio*, conclui.