Projeto de Montenegro será apresentado em Fórum Regional



Projeto do município será apresentado em Fórum Regional

O município de Montenegro foi selecionado para apresentar um trabalho na área de Vigilância em Alimentos, intitulado Encontros com Donas de Casa, no Fórum Regional de Vigilância Sanitária em Florianópolis de 18 a 20 de agosto. O município será representado pela a nutricionista sanitarista e agente fiscal, Silvana Schons, idealizadora do projeto. Apenas seis municípios do Estado foram selecionados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para apresentar seus trabalhos. A ANVISA custeará todas as despesas. Para o município é sempre importante ter seus trabalhos divulgados em nível nacional e demonstra as experiências bem sucedidas desta importante área da saúde destaca a secretária da Saúde, Ana Maria Rodrigues.

O projeto Encontros com Donas de Casa foi concebido a partir da preocupação dos dados epidemiológicos traduzidos na série histórica dos surtos de doenças transmitidas por alimentos no período de 1987 a 2002. Neste levantamento constatamos que a maior parte dos surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos está acontecendo nas residências, destaca Silvana. Os casos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) também acontecem nos lares de nosso município e são filtrados pelo Serviço Municipal de Epidemiologia.

O projeto tem como principal objetivo a formação de bons hábitos de compra, armazenamento e preparo de alimentos com vistas à prevenção de DTA, revela Silvana. Os encontros acontecem em forma de oficinas e conforme a demanda espontânea, requisitadas principalmente através de importantes parceiros como as Associações Comunitárias, os Clubes de Mães, as Organizações Não Governamentais (ONG), a Pastoral da Saúde, Agentes Comunitários de Saúde, Emater. Desde seu início, em 2006, o projeto já atendeu mais de 200 pessoas da comunidade montenegrina.