Profecia de Isaías teria atrapalhado a viagem de Colombo no descobrimento das Américas


Profeta Isaias teria previsto que a terra era redonda em torno de 700 anos antes de cristo.

Até hoje existem discussões referente às previsões de Isaías na Bíblia Sagrada, inclusive em países do Oriente Médio onde isso influencia fortemente as ações das pessoas que são movidas pela religião e por suas crenças, essas previsões são casos de muita importância.

O que poucos sabem é que um erro de tradução pode ter atrapalhado até a viagem de Colombo. Ao se traduzir a palavra hebraica hhug, como "disco", a igreja acabou influenciando as decisões nos tempos da navegação, já que isso teria induzido-os de que a Terra era plana, porém a tradução pode ter sído um equívoco já que a mesma palavra tanbém pode ser traduzida como "esfera", o que daria a entender mais corretamente que Isaías quiz dizer em torno de 700 anos A.C. é que a Terra seria redonda.

Confira abaixo uma análise de teologia do que diz o Livro de Isaías em 40:22:

A questão em torno de Isaías 40:22

Uma das passagens bíblicas que talvez tenham gerado mais controvérsias e problemas na História, atingindo crucialmente a questão do helicentrismo versus teocentrismo, é a passagem de Isaías 40:22.

Nesta passagem, algumas das traduções (inclusive as que estavam em vigor no tempo da Idade Média) era o de traduzir a palavra hebraica hhug por "círculo". Tal passagem acabou por gerar a interpretação de que a Terra teria a forma de um prato, ou um disco - a Versão Católica ainda traduz o termo como "disco"[5], o que acabou por ser um dos motivos da oposição às viagens de Colombo quando este almejou encontrar as Índias contornando a Terra.

No entanto, de acordo com o livro de B. Davidson "A Concordance of the Hebrew and Chaldee Scriptures" (Concordância das Escrituras Hebraicas e Caldéias), a mesma palavra pode ainda ser traduzida por "esfera". Sob uma análise científica, tais termos levaram muitos a crer que esta passagem da Bíblia é uma amostra de sua falsidade, uma vez que hoje é tido como verdade científica comprovada que a Terra não é nem um prato, nem uma esfera, mas de formato geoide. No entanto, apesar de este fato científico anular a interpretação de que a superfície da terra é uma esfera ou círculo, não anula o termo por completo quando muda-se o plano de referência, tomando a observação no espaço sideral comotal. Isto porque, quando vista do espaço, a Terra possui um desenho circular devido à atmosfera, e, se fosse considerar o formato completo, também pode ser observada como esfera.


FONTE : Leia mais sobre isaías.