EUA ADOTA O BOLSA MORADIA E BOLSA ALUGUEL


Americanos enfrentam filas e caos em busca por moradia


A cidade de Atlanta, capital da Geórgia, foi palco nesta semana de um episódio que serve para ilustrar os efeitos da lenta recuperação da economia na vida real dos americanos.

A notícia de que a administração local estava com inscrições abertas para candidatos a receber subsídio para alguel e moradia atraiu uma multidão a um shopping center da cidade.

Cerca de 30 mil pessoas formaram fila, algumas acampadas no local por vários dias, para disputar 200 vagas em moradias públicas e 455 em subsídios para aluguel. Outros 13 mil puderam se inscrever em uma lista de espera.

Na confusão, mais de 60 pessoas ficaram feridas e pelo menos 20 tiveram de ser hospitalizadas.

O caso mostra como ainda há um longo caminho até a recuperação da economia do país, passada a crise mundial.

Dois anos depois do colapso do mercado imobiliário americano (que mais tarde evoluiu, chegou ao mercado financeiro e acabou contaminando a economia mundial), ainda há milhares de pessoas sem acesso a moradia no país.

Mudanças na política habitacional nos últimos anos também contribuíram para a redução no número de moradias públicas disponíveis nos Estados Unidos.

Some-se a isso o fantasma do desemprego, que afeta quase 15 milhões de americanos (levando-se em conta apenas os que estão procurando trabalho, e não os milhares que já desistiram de encontrar uma vaga), e é possível apostar que incidentes como o de Atlanta podem se repetir até que a economia do país finalmente acerte o passo.