Comissão sobre a mudança nos ônibus urbanos de Montenegro



Audiência na Câmara forma comissão sobre a mudança nos ônibus urbanos

Dezenas de pessoas da comunidade se manifestaram contrárias às mudanças implantadas em 24 de julho nos ônibus urbanos de Montenegro. Foi durante audiência quarta (18) à noite, requerida pelo Vereador Marcos Gehlen (PT). Cerca de 150 moradores de diferentes bairros montenegrinos lotaram o plenário do Legislativo, na Rua Álvaro de Moraes (beira do Rio). Além da comissão, formada pelo Legislativo para analisar o impacto das alterações, compareceu o gerente operacional da Viação Montenegro, Júlio Hoerlle e o Secretário de Obras Públicas Ricardo Senger.

Inicialmente, o representante da Vimsa apresentou estudos realizados pela empresa justificando os novos itinerários. Segundo ele, a necessidade de mudanças foi detectada há dois anos. No início de 2010, diagnóstico apontou 212 mil passageiros transportados por mês em Montenegro, com perfil diferenciado em cada bairro. Representantes da concessionária visitaram outras cidades, para verificar como é operacionalizado o transporte coletivo. Júlio alegou que a única forma de melhorar o serviço seria diminuindo o seu custo, que o transporte interiorano é deficitário e defendeu revisão nas gratuidades das passagens.

Na sequência, mais de vinte pessoas manifestaram sua opinião. Um morador do Bairro Germano Henke se disse descontente e solicitou que o ônibus voltasse a passar no horário anterior às mudanças. Outra moradora reclamou que não está mais passando nenhum coletivo pela Rua Osvaldo Aranha. Para ser transportada ao centro precisa ir até o Bairro São João. Casos de pessoas chegando atrasadas ao serviço, devido às mudanças, também foram relatados, assim como dificuldades em retornar às casas durante a noite.

A Vereadora Rose Almeida (PP) afirmou que nunca viu a comunidade tão insatisfeita como neste momento. O Secretário de Obras Públicas justificou que estava ali para ouvir, com a intenção de melhorar. A audiência culminou com acolhimento da proposta da Vereadora Rose, apoiada pela Vimsa, da formação de uma comissão de usuários, composta de cinco integrantes de diferentes bairros, para acompanhar as mudanças e, possivelmente, sugerir alterações.

Compõe-se de: Antônio José Alves Sindicato dos Comerciários; Ezequiel Adriano de Souza Bairros Faxinal e juventude; Anália Rodrigues Bairro Panorama; Simone Garcia Nunes Bairro Aeroclube, Escolas Jorge Guilherme Moojen e Delfina Dias Ferraz; Michele Pedroso Medeiros - estudantes; Vera Luciana Born Travessa Antártica, Rua Osvaldo Aranha e Porto Pereira; Djanira Machado Bairro Progresso e Sindicato dos Trabalhadores na Saúde; Anildo Meira Fagundes Abrigo Menino Jesus de Praga e Bairro Senai; Edenirio Ventura Bairro São João; Luciano Daniel Braga Ventura - Bairro Germano Henke; Juarez Paulo Scheid Bairro Zootecnia.