Atendimento na área da saúde bucal em Montenegro


Centro especializado proporciona melhor atendimento na área da saúde bucal do município


Qualidade no atendimento especializado torna-se o diferencial do CEO

Desde 2006, Montenegro possui atendimento especializado na área odontológica. Um protocolo de intenções assinado pela Prefeitura e o CIS/CAÍ em 2005 permitiu a implantação de um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Atualmente, seis profissionais da área da saúde atuam no local, localizado na rua Coronel Antônio Inácio, nº 118. De janeiro a julho deste ano, 1.878 montenegrinos já foram atendidos no Centro

A implantação do CEO foi um marco para a área da saúde bucal da região, destaca a coordenadora do Centro, Iara Beatriz Fagundes Bassols. Ela ressalta que a implantação do CEO facilitou e melhorou o atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo do CEO são atendimentos mais complexos tais como: periodontia (tratamento de gengivas), endodontia (tratamento de canal), pequenas cirurgias (extração de sisos e outras), prevenção de câncer bucal e outros problemas odontológicos. O Centro atende aos municípios de Brochier, Harmonia, Maratá, Montenegro, Salvador do Sul, São José do Sul, São Pedro da Serra e Tupandi.

No CEO são realizados atendimentos apenas por hora marcada e através de um encaminhamento, que deve ser dado pelos profissionais odontólogos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos Estratégia Saúde da Família (ESF). Nenhum usuário é atendido no CEO sem encaminhamento dos profissionais da rede básica. Diariamente, cerca de 24 pessoas são atendidas no Centro. O horário de atendimento do CEO é das 8 horas ao meio-dia e das 13 horas às 17 horas.

Os profissionais que atendem no CEO são as odontólogas Alexandra dos Santos Rodrigues, Juliana Machado e a Auxiliar de Consultório Dentário, Sônia Bitencourt da Silveira, além dos odontólogos Marcelo Obara e Leandro Tonietto. A equipe é coordenada pela dentista Iara Beatriz Fagundes Bassols.