24 MUNICIPIOS DO RS DEVEM RECEBER UPAs - UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE



Santa Maria deve receber em setembro a primeira UPA gaúcha Unidade de Pronto Atendimento pretende desafogar as emergências dos hospitais e os postos de saúde

O bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Santa Maria, deve ser o primeiro a receber uma das 16 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) projetadas pelo Ministério e as Secretarias da Saúde para desafogar as emergências dos hospitais e os postos de saúde. O prédio está 90% concluído e deve ser inaugurado em setembro.

O investimento, que vai permitir que Santa Maria tenha dobrada a capacidade de atendimento médico, é de R$ 3,8 milhões. Com a primeira UPA gaúcha, serviço de atendimento médico da cidade deve ter o aporte de mais 500 vagas por dia. A obra de 1.485 metros quadrados vai contar com seis médicos por turno, salas de consultório, tratamento terapêutico, atendimento de urgência e emergência, além de serviços de laboratório, raios-x e cirurgias de pequeno porte. De acordo com o engenheiro responsável, Luiz Ricardo Faenger, faltam acabamentos para o prédio ser concluído. O secretário estadual de Obras, César Luís Baumgratz, vistoriou o trabalho da empreiteira, na última semana.

UPAs estavam previstas para primeiro semestre

As UPAs, que funcionarão 24 horas por dia, de segunda a domingo e inclusive nos feriados, estavam previstas, de início, para o primeiro semestre. Em maio, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, explicou à Rádio Guaíba que o processo de licitação de sete das 16 unidades atrasou devido à falta de interessados no primeiro processo licitatório.

As empresas não quiseram arcar com o alto custo de compra dos equipamentos pré-moldados para montagem das unidades, produzidas no Rio de Janeiro com custo superior de ICMS. O Estado assumiu a licitação de 16 UPAs. Outras oito unidades de um total de 24 previstas ficaram sob responsabilidade dos municípios.

O governo federal encaminhou cerca de R$ 47 milhões, em agosto de 2009, para a construção das unidades. Devem contar com as UPAs intermediadas pelo Estado, além de Santa Maria, os municípios de Porto Alegre (2), Rio Grande, Novo Hamburgo, Santo Ângelo, Lajeado, Cachoeira do Sul, Alegrete, Canoas, Passo Fundo, Pelotas, Santa Rosa, Frederico Westphalen, Erechim e Vacaria.

Fonte: Rádio Guaíba